Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Italiano que desenvolveu técnica inovadora é convidado do curso de capacitação sobre varizes em Salvador

O tratamento de Escleroterapia Ecoguiada com Espuma para pacientes que sofrem com varizes crônicas, recentemente incorporado pelo Ministério da Saúde no rol de procedimentos cobertos pelo SUS, será apresentado para um público de 100 angiologistas de diversas localidades do país, durante curso que será ministrado nesta sexta-feira (24) e sábado (25), pelo  angiologista Marcelo Liberato e terá como convidado especial o próprio idealizador da técnica, o italiano, Atilio Cavezzi. Durante a capacitação, serão tratados, no auditório do Hospital São Rafael (HSR), dezenas de pacientes encaminhados pela regulação da Secretaria Municipal da Saúde.

De acordo com o difusor da técnica no Brasil, o angiologista Marcelo Liberato, que tratará os pacientes, juntamente com sua equipe, “o momento será de muito aprendizado, pois propiciará uma oportunidade única de troca de experiências com o especialista que criou a técnica, há 18 anos, e que poderá discutir casos e falar sobre o seu processo, pioneiro, com profissionais de 23 estados diferentes que estarão no evento”. Ele estima que no Brasil, cerca de seis milhões de pessoas sofram de problemas com varizes, sendo mais de um milhão com úlcera. As inscrições para participar do curso já foram encerradas.

Pioneirismo

O serviço de Escleroterapia Ecoguiada com Espuma é oferecido à população de Salvador desde antes da inclusão da técnica, no rol do SUS, em âmbito nacional, graças a uma parceria, firmada entre o Hospital São Rafael e a Secretaria de Saúde do Município do Salvador no ano de 2013. Foram mais de três mil  baianos beneficiados até o momento, em mutirões que ocorrem na unidade de saúde. Dentre as vantagens do tratamento, minimamente invasivo, está o rápido ou imediato retorno às atividades, com um resultado final similar ao da cirurgia, o que é possível em virtude de todo o processo ser realizado em ambiente ambulatorial.

Fonte: Hospital São Rafael

Compartilhe

Você também pode gostar: