Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Instituto do Câncer do Hospital Mãe de Deus apresenta Núcleo Integrado de Melanoma e Tumores Cutâneos

Na nova organização os pacientes terão atendimento multiprofissional e acesso aos mais modernos tratamentos

O melanoma é o mais sério e preocupante câncer de pele devido à alta possibilidade de metástases. No entanto, o tratamento multidisciplinar pode propiciar resultados mais adequados e satisfatórios. Diante dessa realidade, o Instituto do Câncer do Hospital Mãe de Deus apresenta o Núcleo Integrado de Melanoma e Tumores Cutâneos, que agrega profissionais que buscam ampliar o conhecimento, qualificar o tratamento e a prevenção desses casos. Assim, passam a oferecer atendimento multidisciplinar, integrando especialistas como dermatologistas, patologistas, radiologistas, cirurgiões, oncologistas, entre outros. Com o Núcleo, o paciente também terá acesso a pesquisas médicas e aos avanços na área.

A coordenação do Núcleo Integrado de Melanoma e Tumores Cutâneos informa que a partir de 2016 iniciarão as reuniões multidisciplinares com discussão de casos. Isso significa que cada paciente terá sua situação médica avaliada por um grupo de especialistas, visando a melhor condução no tratamento. A avaliação diagnóstica, o uso da pesquisa do linfonodo sentinela – os primeiros gânglios linfáticos que apresentam células malignas, as terapias adjuvantes e os novos tratamentos para a doença metastática elevaram a um avançado patamar a condução dos pacientes com esta doença.

A cirurgia deixou de ser a única alternativa para quem tem melanoma. O avanço no entendimento da biologia molecular, bem como a identificação de mutações responsáveis pela doença, contribuiu para o desenvolvimento e aplicações efetivas de inibidores específicos com ganhos significativos para os pacientes, que agora têm mais chances de tratar a doença. O uso de medicamentos que estimulam o sistema imunológico gerou a possibilidade de ampliar os sistemas de defesa. Com isso, surgiram novas perspectivas de controle da doença, mesmo para os pacientes com melanoma avançado. É essa expertise que o Núcleo Integrado de Melanoma e Tumores Cutâneos do Instituto do Câncer do Hospital Mãe de Deus coloca agora à disposição dos pacientes.

Saiba mais

Embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a 25% de todos os tumores malignos registrados no País, o melanoma representa apenas 4% das neoplasias malignas do órgão, mesmo sendo o mais grave devido à sua alta possibilidade de metástases.

Fatores de risco

Os melanomas estão relacionados à exposição solar, principalmente durante a infância e adolescência. Evite a exposição excessiva ao sol, use protetores ou bloqueadores ou filtros solares em todo o corpo especialmente nos horários de 10 horas às 16 horas. Pessoas de pele clara têm maior risco e devem ser mais rígidas nesta proteção. Já quem tem parentes de primeiro grau com melanoma deve alertar o médico sobre este fato.

Fonte: Hospital Mãe de Deus – 26.11.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: