Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital São Rafael promove evento que discute relação entre inteligência artificial e inteligência humana

Médicos e pesquisadores de Salvador e do exterior estão estudando formas inovadoras, através da inteligência artificial, para calcular probabilidades de diagnósticos e prognósticos, tendo a doença coronariana como objeto de estudo inicial.

Nesta quarta-feira (25), às 12h, no auditório Luigi Faroldi, do Hospital São Rafael (HSR), o assunto será debatido em sessão científica voltada para médicos e pesquisadores interessados na área. Os palestrantes serão o cardiologista e coordenador de pesquisa do HSR, Luís Correia, e o engenheiro, Daniel Lopes.

Em Salvador, os estudos com a inteligência artificial começaram em 2017, quando se estabeleceu uma parceria científica entre o Hospital São Rafael, a Faculdade BAHIANA e as empresas americanas Horus e Oracle. “Inicialmente, o Grupo de Pesquisa em Síndromes Coronarianas Agudas da BAHIANA publicou um modelo probabilístico para prognóstico da doença em pacientes com dor torácica aguda, utilizando a técnica estatística tradicional de regressão logística. Na sequência, o desafio foi utilizar o mesmo banco de dados para desenvolver um modelo com base em machine learning (aprendizado de máquina)”, explica o cardiologista, Luís Correia.

Essa comparação resultou em um trabalho que validava um algoritmo de inteligência artificial na predisposição da doença coronária em pacientes com dor torácica aguda. “Assim, concluímos que esse tipo de abordagem deve ser explorado na construção de modelos probabilísticos médicos”, ressalta Luís Correia, afirmando que, agora, a ideia é criar um grupo de pesquisa em inteligência artificial, na capital baiana, com o objetivo de disponibilizar esta ferramenta para pós-graduandos e pesquisadores da BAHIANA e do Hospital São Rafael.

Compartilhe

Você também pode gostar: