Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Santa Izabel conquista certificação de inovação tecnológica

No país, menos de 20 hospitais possuem a certificação nível 6 concedida pela Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) Analytics, cujo principal propósito é transformar a área de saúde através do uso da tecnologia e da informação. Agora em dezembro, o Hospital Santa Izabel (HSI) passou a integrar esse seleto grupo, e conquistou a certificação nível 6 em termos de ambiente de registro médico sem papel. O próximo passo é ir em busca do nível 7, o mais alto concedido pelo HIMSS.

Para obter essa conquista, a Santa Casa da Bahia realizou diversos investimentos e adequações à rotina do HSI, de modo que todo o prontuário do paciente fosse completamente digitalizado, dispensando o uso do papel. O primeiro passo foi a implementação dos protocolos clínicos e prescrições padrão no sistema, o que contribui na atuação do médico na avaliação e tratamento dados ao paciente. O passo seguinte foi a ampliação do setor de farmácia, de modo que os profissionais da área pudessem avaliar as prescrições feitas diretamente no sistema.

A inovação também é sentida pelo paciente. Através de computadores que circulam pelos leitos, é possível fazer a leitura do código de barra na pulseira do paciente e visualizar no sistema toda a trajetória desde o momento em que ele deu entrada no hospital, até a alta, incluindo históricos médicos apresentados. É lá também que o enfermeiro checa qual a medicação que cada paciente deve tomar, incluindo dados como dosagem, horário e forma da aplicação.

“Todo o sistema está integrado de forma a facilitar o acesso e uso das informações sobre cada paciente. O objetivo é utilizar a tecnologia em prol da assistência”, destaca Nestor Passos, gerente de Tecnologia da Informação e da Comunicação da Santa Casa da Bahia. Ao lado da equipe médica, os colaboradores da T.I.C. foram os responsáveis por identificar e executar todas as adequações necessárias exigidas pela HIMSS para a conquista da certificação nível 6.

As inovações no Hospital Santa Izabel estão presentes nas áreas de Farmácia, Radiologia e Unidade Coronariana (UCO). Para conquistar o nível 7, é necessário estender o ambiente de registro médico sem papel para todo o hospital, e atender os 540 leitos existentes na instituição. “Passamos um ano nos preparando para obter o nível 6, e após três auditorias, pudemos celebrar a nossa conquista. Então, nossa meta é chegar ao final de 2018 com a certificação nível 7”, revela Nestor.

Com esse resultado, o Hospital Santa Izabel se consolida como referência regional em inovação tecnológica para a saúde. “O reconhecimento também reforça o comprometimento dos colaboradores da Santa Casa para alavancar a tecnologia da informação de forma mais eficiente, com segurança e melhor qualidade na prestação de cuidados”, destaca o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes.

Compartilhe

Você também pode gostar: