Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Santa Cruz ressalta importância dos cuidados multidisciplinares para o bebê prematuro

O Dia Mundial da Prematuridade, comemorado no dia 17 de novembro, traz à luz os debates sobre o assunto. O Hospital Santa Cruz, de Curitiba-PR, preparou uma programação especial com palestras voltadas à equipe multidisciplinar da instituição sobre a importância dos cuidados com o bebê prematuro e uma confraternização com os pais dos bebês que estiveram internados na UTI Neonatanal este ano.

De 13 a 17 de novembro, o Hospital Santa Cruz promove palestras sobre o papel dos profissionais de saúde e aperfeiçoamento no acompanhamento dos bebês que nascem antes do tempo previsto. “Um bebê prematuro requer atenção especial para o sucesso do seu desenvolvimento e várias especialidades são acionadas”, explica o médico pediatra e coordenador da UTI neonatal do Hospital Santa Cruz, Dr. Ênio Torricillas. “Pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos e nutrólogos são essenciais neste cuidado e por isso devem estar familiarizados com as particularidades da prematuridade, cada um com o seu olhar e conhecimento, trazendo diariamente a discussão sobre o cuidado individualizado de cada bebê”, afirma.

No dia 17, os pais de bebês prematuros e o público em geral está convidado a participar de uma confraternização no anfiteatro do Hospital Santa Cruz, às 17h30, com uma apresentação sobre a importância dos cuidados nos primeiros mil dias de vida do bebê – desde a gestação até os dois anos de idade – período considerado decisivo no desenvolvimento da criança, com a nutricionista Lúcia Arruda.

Atualmente a UTI Neonatal do Hospital Santa Cruz permite o acompanhamento dos pais/responsáveis em período integral, trabalhando com protocolos que trazem benefícios para o crescimento neuropsicomotor do prematuro e cuidado humanizado também aos pais.

Grupos de pais
Todas as quintas-feiras a equipe do Hospital Santa Cruz recebe grupos de pais de bebês internados na UTI Neonatal para escutar, acolher e tirar dúvidas sobre os quadros clínicos dos pequenos pacientes. “Este é o momento de ouvirmos os pais e entendermos suas principais necessidades e sugestões em relação ao atendimento dos bebês internados”, explica.

Serviço
Dia Mundial da Prematuridade – Palestra gratuita aberta ao público: Os cuidados nos primeiros mil dias do bebê, com a nutricionista Lúcia Arruda. 17 de novembro. Confraternização às 17h30 e palestra às 18h30. Hospital Santa Cruz (Av. Batel, 1889 – Batel).

Compartilhe

Você também pode gostar: