Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Santa Cruz garante diagnóstico preciso de câncer de mama com mamógrafo digital de última geração

O setor de Diagnóstico por Imagem do Hospital Santa Cruz, em Curitiba-PR, conta com equipamentos diferenciados de mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética, com o objetivo de assegurar uma alta qualidade nos exames de imagem da mama. Referência em atendimento oncológico hospitalar no Paraná, a instituição investe em tecnologia e equipamentos para um diagnóstico mais preciso. “A detecção precoce por meio da realização de exames de rotina e o tratamento individualizado ainda são as únicas formas de interromper a evolução do Câncer de mama, em muitos casos, levando a cura”, explica a Dra. Maria Helena Louveira, médica responsável pelo setor.

Um dos destaques do departamento é o equipamento de mamografia, totalmente digital, e que acopla, ainda, um aparelho de estereotaxia para a realização de biópsias de microcalcificações. O mamógrafo permite a avaliação detalhada de cada imagem, utilizando monitores de alta resolução e software com ferramentas específicas, que auxiliam o médico radiologista na sua interpretação, proporcionando maior segurança no diagnóstico. “O equipamento oferece alta sensibilidade, trazendo diagnósticos mais assertivos e com mais rapidez”, afirma. As imagens de cada paciente podem ser guardadas para posterior comparação em um sistema de armazenamento denominado PACs, podendo ser disponibilizadas sempre que necessário.

Os procedimentos realizados no setor de Diagnóstico por Imagem do Hospital Santa Cruz são acompanhados e avaliados por médicos radiologistas especialistas, que orientam os exames, elaboram relatórios e sempre que necessário, indicam os novos passos para o diagnóstico definitivo das lesões. Esta forma de atuação visa à redução do número de exames com resultados inespecíficos ou pouco resolutivos e, principalmente, a agilidade do processo de atendimento da paciente.

No departamento também é possível realizar procedimentos para coleta de materiais para estudo histo ou citopatológico, como biópsias por agulha grossa ou punções aspirativas, que podem ser orientadas tanto pela ultrassonografia (no caso de nódulos) quanto pela estereotaxia digital (no caso de microcalcificações). E, com o objetivo de auxiliar o médico cirurgião no acesso às pequenas lesões mamárias, o setor disponibiliza equipamentos e materiais necessários para a realização de marcações pré-operatórias (agulhamento, carvão ou ROLL).

Sendo a forma de câncer mais comum entre as mulheres, o câncer de mama apresenta altas taxas de mortalidade e continua com incidência crescente em todo o mundo.

Oncologia geral e mastologia

Além da prevenção e diagnóstico, o Centro de Oncologia do Hospital Santa Cruz oferece ainda os mais recentes avanços da ciência médica no tratamento e pesquisa do câncer. O setor conta com uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos e médicos especializados, para oferecer o máximo de qualidade no tratamento humanizado.

Compartilhe

Você também pode gostar: