Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Sabará realiza traqueostomia em parceria com médicos estrangeiros

O Hospital Infantil Sabará realizou no último dia 19 de setembro uma série de cirurgias de traqueostomia em parceria com os médicos cirurgiões Dr. Philippe Monnier e Dr. Patrício Varela.

O suíço Monnier é o maior cirurgião de via aérea pediátrica do mundo e criou suas próprias técnicas de reconstrução do tubo respiratório, admiradas por equipes de diversos países e que atualmente viaja o mundo ensinando sua técnica cirúrgica. Varela é o maior cirurgião de via aérea pediátrica da América Latina e também viaja ensinando a outros cirurgiões técnicas inovadoras.

Da equipe do Sabará participaram dos procedimentos a médica otorrinolaringologista Dra. Saramira Bohadana, o broncoscopista pediátrico, Dr. Ascedio Rodrigues, o cirurgião pediátrico, Dr. Max Schlobach e a equipe especializada de anestesiologia pediátrica.

Na ocasião foram operados quatro pacientes cuja complexidade dos casos não havia sido solucionada por meio de técnicas tradicionais endoscópicas.

De acordo com a Dra. Saramira Bohadana, os casos de crianças com estenose laringo-traqueal têm aumentado cada vez mais. “O que acontece é que os bebês prematuros, cada vez mais frequentes, sobrevivem na UTI às custas de um tubo endotraqueal, necessário para a ventilação pulmonar. Esse tubo, causa lesão na laringe e traqueia que evolui para fibrose e fechamento total ou parcial da laringe e traqueia, sendo necessário a realização de traqueostomia”, explica.

Ainda conforme a especialista, no Brasil existem poucos centros que tratam essas crianças e poucos médicos habilitados para reconstruir essa via aérea. E, por isso, o cenário é de crianças que crescem com traqueostomia.

O Hospital Infantil Sabará opera com toda a estrutura de Centro Cirúrgico, UTI Pediátrica equipada  e com profissionais habilitados para realizar esses procedimentos de alta complexidade. O Sabará é referência em São Paulo e recebe pacientes de todo Brasil a procura deste tipo de tratamento.

Sobre o Hospital Infantil Sabará

O Hospital Infantil Sabará é uma instituição sem fins lucrativos e braço assistencial da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, da qual faz parte também o Instituto PENSI, focado na realização de pesquisas e no ensino e treinamento de profissionais da saúde infantil.  É um dos maiores e mais respeitados centros de atendimento pediátricos do Brasil, reconhecido pelo excelente atendimento ao paciente e pelo pioneirismo nesta área, desde sua inauguração em 1962.

Instalado em um moderno edifício de 17 andares na Avenida Angélica, em São Paulo, opera segundo o conceito de “Children’s Hospital”. Este modelo assistencial conta com a retaguarda em todas as especialidades pediátricas, como Neurologia, Nefrologia, Cardiologia, Oncologia, Ortopedia, Urologia, Gastrenterologia, Cirurgia Pediátrica e Anestesia, e atua com equipe multiprofissional integrada e de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.

O Sabará é o primeiro hospital exclusivamente pediátrico no Estado de São Paulo a conquistar a acreditação da Joint Commission International (JCI) – mais importante órgão certificador dos serviços de instituições de saúde no mundo. A acreditação é um instrumento que avalia desde a estrutura hospitalar às práticas de gerenciamento e cuidados com o paciente, garantindo o tratamento adequado e a assistência necessária em todos os âmbitos. Para atender às exigências das metas internacionais e estar no mesmo patamar de instituições que possuem um padrão internacional em saúde, o Hospital Infantil Sabará investiu mais de R$ 4 milhões e passou por um rigoroso processo de avaliação que abrange mais de 1,3 mil itens em todos os serviços como atendimento, gestão, infraestrutura e qualificação profissional.

Fonte: Hospital Infantil Sabará – 08.10.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: