Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Moinhos lança segundo programa do canal de TV próprio

A partir de abril, pacientes internados e seus acompanhantes poderão conferir o segundo programa da TV Moinhos, que apresenta a História do Hospital Moinhos de Vento. Em continuidade à estratégia de transformar a inovação em qualidade assistencial, a Instituição lançou estes canais internos como uma nova abordagem de comunicação e educação de pacientes.

Um dos grandes desafios deste segundo programa é retratar a história da Instituição através de uma linguagem moderna. Para isso foram utilizados personagens animados ambientamos em cenários reais do Hospital. Os protagonistas deste programa, Sr. Wilson (um paciente internado no Hospital) e a enfermeira Ingrid, utilizam um controlador do tempo e, assim, viagem pelo passado testemunhando acontecimentos históricos do Hospital.

“Mostramos a idealização, a construção e operação do Hospital Alemão (antigo nome do Hospital Moinhos de Vento). Além disso, contamos a contribuição das Schwestern (irmãs vindas da Alemanha), recriamos o momento da inauguração do hospital e passeamos pelas diversas alas originais Foi nesta fase que sedimentamos os valores, que se perpetuam até hoje na instituição. Depois, seguimos através das décadas apresentando a trajetória do hospital até chegar à atualidade. A sensação é que realmente viajamos no tempo”, destaca Francisca Cony, responsável pelo projeto e colaboradora do Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento.

Outro desafio foi selecionar as fotos, pois o hospital conta, em seu Espaço Memória, com um acervo de mais de 12 mil imagens. Para isso o projeto contou com o trabalho do historiador João Celeste, responsável por acervo. Em alguns casos, as fotos foram manipuladas digitalmente, permitindo que o espectador sinta-se dentro de um cenário em 3D.

Para o Superintendente de Educação, Pesquisa e Responsabilidade Social, Dr. Luciano Hammes, é imprescindível conhecer a história para entender como o Hospital chegou até os resultados atuais. “Há um legado de resgatar e preservar a história, fomentar a cultura, e valorizar os inúmeros esforços empregados, ao longo de décadas, para que o hospital hoje seja referência de qualidade em assistência ao paciente e siga o mesmo caminho nas próximas décadas”, destaca.  O programa tem a duração de 25 minutos e será transmitido pelo canal 42, nos quartos de pacientes internados. Para os próximos anos, o projeto da TV prevê a criação de mais programas com foco informativo e educativo, inclusive abordando prevenção de doenças.

Assista ao segundo programa da TV Moinhos no site www.iepmoinhos.com.br/tvmoinhos

Exposição

Integrando a programação de lançamento da TV Moinhos, o Hospital Moinhos de Vento promove uma exposição de seu acervo. Composta por objetos como microscópios, instrumental cirúrgico, estetoscópios, utensílios utilizados na Farmácia e réplica da vestimenta usada pelas Schwesters. Ela acontece no período de 18 a 20 de março, no hall do Anfiteatro Schwester Hilda Sturm, no 4º andar, Bloco C. A atividade é aberta ao público.

Fonte: Hospital Moinhos de Vento – 27.03.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: