Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Moinhos de Vento reúne portadores da Esclerose Múltipla neste sábado

Dando continuidade as ações em prol do cuidado com o paciente portador de Esclerose Múltipla, o Centro de Esclerose Múltipla do Hospital Moinhos de Vento realiza no dia 29 de agosto um encontro com especialistas. A atividade, em alusão ao Dia Nacional de Conscientização da doença, acontece às 9h da manhã.

Em maio, o Hospital realizou uma atividade em comemoração ao Dia Mundial da Esclerose Múltipla, no Parcão, onde foi montado um circuito que simulava os sintomas da doença e distribuído material com todas as informações sobre a patologia. Desta vez, o objetivo será acolher e conversar com os portadores sobre as dificuldades cotidianas que podem acontecer.

De acordo com a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla, 35 mil brasileiros são portadores da doença, que é duas vezes mais comum entre as mulheres do que nos homens, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos.

“Os sintomas iniciais podem ser bastante variáveis e confusos. É comum que indícios como vertigem, dormência e alteração visual passem rapidamente ou sejam confundidos com outras doenças. O que costuma chamar a atenção é que podem demorar a melhorar além do esperado ou podem desaparecer e voltar a acontecer,” ressalta a Neurologista e Coordenadora do Centro de Esclerose Múltipla do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento, Maria Cecilia Aragon de Vecino.

Entre os assuntos que serão abordados durante a programação, que terá como tema central “Esclerose Múltipla: um muro que podemos juntos ultrapassar”, estão: “O que acarreta no controle urinário”, “Hiperatividade muscular: como manejar”, “Fadiga: como diminuir as dificuldades”, “Qualidade de Vida: como facilitar o dia a dia”, entre outros.

A atividade é aberta ao público e não é preciso realizar inscrição para participar. O apoio é da Associação Gaúcha do Portadores de Esclerose Múltipla (AGAPEM) e dos Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME).

Sobre a doença

A esclerose múltipla é uma doença crônica do sistema nervoso central que afeta o cérebro e a medula espinhal e que interfere na capacidade do controle das funções, como caminhar, enxergar, falar, urinar e outras. Não é possível prevenir a Esclerose Múltipla. No entanto, com diagnóstico precoce e tratamento adequado, o paciente consegue viver sem grandes complicações decorrentes da doença.

A Esclerose Múltipla pode se manifestar de três formas básicas:

Remitente recorrente (forma mais comum da doença): evolui em surtos e podem ou não deixar sequelas.

Primária progressiva: Representa de 15% a 20% dos casos e tende a afetar pessoas acima de 40 anos. É mais comum em homens. Os pacientes não costumam apresentar surtos e os sintomas evoluem lentamente desde o aparecimento.

Secundária progressiva: acomete pacientes que evoluíram da forma remitente recorrente e apresentam piora lenta e progressiva. Em geral, esta fase é mais tardia.

Serviço
O quê: “Esclerose Múltipla: um muro que podemos juntos ultrapassar”
Quando: 29 de agosto, às 9h
Onde: Sala 01 Educação Corporativa (rua Tiradentes, 333).

Fonte: Hospital Moinhos de Vento – 25.08.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: