Anahp | Área Restrita

Hospital Moinhos de Vento organiza o 1º Simpósio Internacional de Câncer de Pulmão

Na sequência de grandes conferências mundiais sobre oncologia ocorridas na Europa e no Japão, será realizado em Porto Alegre o 1º Simpósio Internacional de Câncer de Pulmão do Hospital Moinhos de Vento, dias 17 e 18 de novembro. Novidades acerca da imunoterapia, tratamento que começou a ser aplicado recentemente cujo mecanismo consiste em fortalecer as defesas do organismo para que combatam a doença, serão alguns dos destaques do encontro no Sheraton Porto Alegre Hotel.

Entre os palestrantes, há convidados da Johns Hopkins, nos Estados Unidos, e de universidades no Canadá, além de especialistas brasileiros. No encontro, assuntos específicos ocuparão as palestras e grandes temas ficarão nas mesas-redondas.

O câncer de pulmão tem índices preocupantes de norte a sul. O Rio Grande do Sul registra a maior proporção de casos no país. Entre homens, são 48,16 em 100 mil habitantes e entre mulheres, 27,67, conforme dados de 2016 do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

– O Simpósio apresentará as novidades e as perspectivas de tratamento. É uma grande oportunidade para atualizações – afirma o pneumologista Marcelo Gazzana, chefe do Serviço de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Hospital Moinhos de Vento.

Depois da cerimônia de abertura, na sexta-feira (17), começa, às 20h15, a conferência “A evolução do tratamento do câncer de pulmão”, com o médico Patrick Forde, oncologista da Johns Hopkins, em Baltimore, EUA.

O sábado será um dia inteiro de debates e palestras. A primeira atividade, às 8h, centrará na discussão de casos (Meeting the Experts): os participantes do Simpósio poderão apresentar seus casos da prática clínica para os convidados internacionais. Logo depois seguem mesas-redondas com diferentes aspectos no manejo da doença, como diagnóstico e tratamento em fase inicial e avançada. As abordagens reúnem profissionais das áreas de oncologia, radioterapia, cirurgia torácica e pneumologia.

– A programação do Simpósio reflete a importância do manejo multidisciplinar para o sucesso no combate à doença – afirma o oncologista Guilherme Geib, coordenador da Unidade de Oncologia Torácica do Hospital Moinhos de Vento.

O 1º Simpósio Internacional de Câncer de Pulmão do Hospital Moinhos de Vento é voltado para o corpo clínico, médicos das especialidades envolvidas (pneumologistas, radiologistas, cirurgiões torácicos, oncologistas e radio-oncologistas), residentes e estudantes. As inscrições podem ser feitas no site do Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento: iepmoinhos.com.br/simposiopulmao.