Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Moinhos de Vento inicia pesquisa nacional inédita sobre a prevalência do HPV

Ação faz parte de parceria firmada entre a instituição e o Ministério da Saúde

Com o lançamento do estudo de prevalência do papilomavírus no Brasil, em março, o Hospital Moinhos de Vento e Ministério da Saúde dão continuidade à ação. No dia 26 de agosto, a instituição promove um evento com representantes das Secretarias Municipais de Saúde de cada uma das 26 Capitais do Brasil e Distrito Federal, para treiná-los sobre procedimentos do estudo, uma vez que serão coletadas 8.000 amostras em todo o Brasil. A atividade acontecerá das 8h30 às 19h30 no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm do Hospital Moinhos de Vento (Ramiro Barcelos, 910 – 4° andar, bloco C). A parceria público-privada visa o desenvolvimento de projetos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Os representantes serão responsáveis pela coordenação da coleta de dados do estudo em cada Capital e no Distrito Federal. O estudo visa identificar a frequência de pessoas que apresentam o vírus do HPV no País e fatores demográficos, socioeconômicos, comportamentais e regionais associados à sua ocorrência. A atividade visa certificar os participantes para o manuseio de amostras biológicas e treiná-los nos procedimentos necessários a boa condução do estudo.

“Não sabemos a real prevalência da doença no Brasil. Por isso, o Hospital Moinhos de Vento e o Ministério da Saúde estão desenvolvendo esse projeto inédito. O objetivo é desenhar uma linha de base e avaliar o impacto do programa no futuro”, ressalta o Superintendente de Educação, Pesquisa e Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento, Dr. Luciano Hammes.

Ana Goretti Maranhão, do Programa Nacional de Imunização/Secretaria de Vigilância em Saúde, lembra que a orientação aos coordenadores é fundamental para garantir uma análise mais consistente dos resultados. “Esta etapa da pesquisa qualificará os profissionais de saúde que atuarão não só na coleta das informações como na coleta de material do estudo, padronizando todos os procedimentos que serão adotados, garantindo a uniformidade das respostas e coletas em todo o país”, ressalta.

A pesquisa, que será desenvolvida durante o biênio 2016-2017, recrutará participantes com idades entre 16 e 25 anos, de ambos os sexos, em todas as capitais do país. A partir de setembro, será dado início ao estudo piloto em duas capitais brasileiras.

Sobre a parceria

A integração entre a Instituição gaúcha, a partir do Escritório de Projetos PROADI-SUS, e o Ministério da Saúde permite o desenvolvimento de projetos nas áreas de gestão, educação, assistência e pesquisa. O projeto é desenvolvido por meio da participação do Hospital Moinhos de Vento no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS.

Para que o projeto fosse desenvolvimento, foram firmadas parcerias com diversas instituições. Entre elas, a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Escola Paulista de Medicina, de São Paulo e London School of Hygiene & Tropical Medicine (Inglaterra).

Sobre a doença

O vírus HPV pode causar verrugas genitais e, além disso, o câncer de colo uterino (terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil). O HPV é a principal causa do câncer cervical, além de ser associado a outras doenças, como câncer vulvar, vaginal, peniano e canal anal. A doença infecta as áreas genitais, também pode contaminar a região oral e está associado com o câncer de cabeça e pescoço.

Atualmente, o Ministério da Saúde oferece um programa de vacinação diferente de outros países. O Brasil não realiza a imunização completa, mas apenas duas doses da vacina, enquanto em outros países são fornecidas três doses. A justificativa é que não existe um estudo clínico controlado capaz de demonstrar que as pacientes não terão tumores se receberem apenas duas doses ou duas doses e a terceira só depois de cinco anos. 

Hospital: Moinhos de Vento

Compartilhe

Você também pode gostar: