Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Moinhos de Vento foi a instituição que mais incluiu pacientes em programa de pesquisa de câncer de mama

O Hospital Moinhos de Vento foi a instituição no país que mais incluiu pacientes no Amazona III – maior estudo epidemiológico de câncer de mama no Brasil. O projeto acompanha pacientes ao longo de cinco anos com a finalidade de ampliar informações para o tratamento da doença.

Nesta etapa, foram acrescidas, nacionalmente, 3 mil pessoas em 24 centros de pesquisa de 10 estados, entre clínicas e hospitais (públicos e privados). No Hospital Moinhos de Vento, são 602 pacientes.

– Esse número reforça o nosso compromisso com pesquisas para auxiliar o melhor entendimento do câncer de mama no Brasil – afirma a médica Daniela Dornelles Rosa, do Serviço de Oncologia e do Núcleo Mama do Hospital Moinhos de Vento.

No estudo são considerados aspectos epidemiológicos, de diagnóstico e de tratamento da doença. Com informações de mulheres de diferentes áreas do país, será possível traçar um perfil regionalizado. O câncer de mama atinge cerca de 50 mil pacientes por ano no Brasil. A incidência é variável entre as regiões, sendo mais alta no Sul/Sudeste e mais baixa no Norte. Contudo, a mortalidade é maior no Norte e no Nordeste.

A partir dos resultados do projeto, haverá informações detalhadas sobre as características sociodemográficas das pacientes, tempo de diagnóstico, tipos de tratamento e sobrevida, o que deve trazer subsídios para avançar o conhecimento e detecção precoce da doença.

O Amazona III é organizado pelo Grupo Brasileiro de Estudos em Câncer de Mama (Gbecam). O nome do projeto é originado da lenda das amazonas, mulheres guerreiras que não hesitavam em queimar ou comprimir um seio para facilitar o uso do arco e flecha e, assim, lutar com mais garra ainda contra o inimigo. É uma homenagem às mulheres brasileiras que lutam contra o câncer de mama.

Instituições de pesquisa com o maior número de inscritos no Amazona III

1º Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre – 602

2º Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio), Fortaleza (CE) – 546

3º Hospital Araújo Jorge (HAJ), Goiânia (GO) – 428

4º A.C. Camargo Cancer Center, São Paulo (SP) – 195

Estados participantes

Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Compartilhe

Você também pode gostar: