Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Moinhos de Vento apoia PUCRS e PGQP em projeto de competitividade sustentável

Um projeto inovador poderá mudar a realidade de mais de 9 mil organizações filiadas ao Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). Em parceria firmada em julho de 2014, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) disponibilizou aos associados do PGQP os serviços do Laboratório de Competitividade Sustentável (LACOS) para consultorias integradas de gestão.

O LACOS tem como objetivo estimular a competição sustentável entre representantes da iniciativa privada, de órgãos públicos e do terceiro setor por meio da orientação acadêmica em temas como diagnóstico, pesquisa, metodologia, consultoria e inovação.

A iniciativa possui a inovação na sua essência, sendo o primeiro do Brasil a unir universidade e organizações com este foco, destacando a percepção das entidades envolvidas em atender a um volume grande de demandas na área. “Nós estamos vivendo um momento histórico, com desafios cada vez mais complexos. As organizações estão inquietas, com muitos questionamentos e aqui nós poderemos somar conhecimentos diferentes para gerar algo muito maior”, explica o secretário Executivo do PGQP, Luiz Ildebrando Pierry.

O Hospital Moinhos de Vento integra o quadro de instituições mantenedoras do projeto, atuando na definição das diretrizes, das linhas de pesquisas desenvolvidas e suas consequentes aplicações práticas.

“A competitividade deve ser tratada com uma ampla visão de futuro”, defende Melina Moraes Schuch, coordenadora da área de Gestão de Inovação e Processos do Hospital Moinhos de Vento. Para ela, os modelos de negócio estão passando por uma grande transformação e é necessário que as organizações estejam atentas a este movimento. “Estamos falando de sustentabilidade financeira aliada à causas sociais e ambientais, tanto as organizações privadas como as públicas buscam cada vez mais a inovação conjunta com a sociedade”, explica. 

Segundo o Dr. Paulo Sanvitto, outro responsável pela representação do Hospital no projeto, “a expectativa é aprofundar cada vez mais o conhecimento científico sobre os temas Competitividade e Sustentabilidade para aplicá-lo na gestão das organizações”.

Fonte: Hospital Moinhos de Vento – 30.03.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: