Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Madre Teresa realiza terceira edição do projeto Um Dia de Cão

Um pastor alemão, um border collie e um yorkshire fizeram a alegria de cerca de 20 pacientes do Hospital Madre Teresa (HMT), no último sábado (28/03). Em sua terceira edição, a iniciativa, que faz parte das ações do Projeto de Humanização do HMT (ProHuma), visa oferecer assistência terapêutica à pacientes submetidos ao tratamento hospitalar.

Os pacientes puderam sair do quarto e alguns até esqueceram o ambiente hospitalar por alguns instantes como o paciente João Batista que conseguiu interagir na companhia de um pastor alemão.

Segundo a gerente de enfermagem Irmã Ana Rita, foi possível perceber a integração dos pacientes com os animais. “É possível evidenciar que a terapia com cães funciona e dá resultado, temos um paciente que, depois de vários dias internado, ao ver o pastor alemão, conseguiu sorrir e interagir e isso é muito gratificante”.

Para a enfermeira do HMT Ana Paula Gomes, a iniciativa comprova que é possível investir neste tipo de interação homem e animal. “Ao observar o comportamento dos pacientes percebemos que, após o contato com o cão, eles se tornam mais receptivos e conseguem se relacionar, não só com o animal, mas também com os outros pacientes e com a equipe médica”.

A médica do HMT e idealizadora do projeto Um Dia de Cão, Dra. Viviane Marino chamou a atenção para a importância que os animais têm em nossa vida. “Os cães sempre estão abertos a nos receber independente da forma como a gente está. E foi observando essas experiências que resolvemos trazer esse projeto Hospital Madre Teresa”.

Fonte: Hospital Madre Teresa – 30.03.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: