Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Leforte realiza IV Jornada de Pediatria

Com o objetivo de promover a atualização profissional em questões relevantes para a área e auxiliar os pediatras na sensibilização de pais e responsáveis em relação ao cuidado e à saúde de seus filhos, o Hospital Leforte promoverá, no próximo dia 18 de agosto, em São Paulo, a IV Jornada de Pediatria.

De acordo com a pediatra Denise Bedoni, uma das coordenadoras do evento, a vida familiar cada vez mais atribulada, em razão de compromissos profissionais e um número elevado de tarefas, tem impactado o cuidado e a saúde das crianças. Nesse contexto, o profissional médico pode ter um papel importante e abordar com os pais o restabelecimento ou implantação de uma rotina doméstica mais saudável.

Um dos temas tratados no evento serão os distúrbios do sono, em grande parte das vezes ocasionados pela falta de disciplina em relação a horários ou o uso excessivo de dispositivos. Esse tipo de rotina pode gerar falta de atenção, irritação e outros problemas muitas vezes confundidos com transtornos psicológicos, que seriam evitáveis com mudanças simples. “O pediatra deve e pode orientar os pais nesse sentido, para que o problema não se estenda até a adolescência, o que o tornaria o caso mais complexo”, afirma a Dra. Denise.

No campo neurológico, os especialistas debaterão o aumento de casos e a necessidade do diagnóstico precoce para o autismo. De acordo com a pediatra do Hospital Leforte, esse crescimento decorre do maior preparo dos profissionais da área da saúde e, também, pelas técnicas disponíveis, como testes que apontam a existência ou não do transtorno. “É fundamental que os pediatras tenham o conhecimento necessário para não serem omissos na detecção de sinais importantes. Quanto antes diagnosticado, melhor será o prognóstico”, destaca.

A queda na cobertura vacinal, um dos fatores apontados para o aumento do número de óbitos de crianças no Brasil anunciado recentemente, é um fato preocupante que também integrará a programação da Jornada. O objetivo é alertar os pediatras no sentido de conscientizarem os responsáveis sobre a importância da imunização de bebês e crianças, para se prevenir doenças graves e fatais. Para a Dra. Denise, a rotina das famílias pode ser um complicador nesta questão. “A correria do dia a dia faz com que os pais não tenham tempo ou se esqueçam de vacinar os filhos, não os levam nas campanhas e/ou para os reforços, que são tão importantes quanto a p rimeira dose”, enfatiza.

Na oncologia infantil, os debates vão enfatizar a importância da abordagem correta da família em casos de suspeita de diagnóstico, até a confirmação e tratamento. A intenção é oferecer o melhor entendimento sobre a ansiedade, o medo e as expectativas que o médico enfrenta e falar sobre o melhor posicionamento. Nessas situações, lembra a Dra Denise, é muito importante o apoio de grupos multidisciplinares, compostos por profissionais especializados nessa prática.

Na mesma linha, os cuidados paliativos, uma das áreas da medicina que mais cresce em todo mundo, também serão abordados, para sensibilizar os pediatras para o que a Organização Mundial da Saúde (OMS) define como o atendimento focado no sofrimento de pacientes graves. Dentro do universo infantil, a comunicação e o cuidado, com atitudes baseadas no respeito à vida e na solidariedade, assumem uma dimensão ainda maior, inclusive, com o acolhimento da família. O pediatra, inserido na equipe multidisciplinar, necessita de uma visão estratégica, integrada e humana do processo.

A IV Jornada de Pediatria do Hospital Leforte ainda irá debater a prevenção dos traumas e acidentes na infância. Normalmente graves, serão analisados do ponto de vista da segurança e do desfecho cirúrgico.

Outros assuntos de grande importância, que também integram a programação são: a importância da nutrição para as crianças, com foco nas cólicas em lactantes; emergências urológicas na infância; e pneumonias incidentes, as etiologias e o início do tratamento.

Serviço

Evento: IV Jornada de Pediatria
Público-alvo: Médicos pediatras
Data: 18 de agosto de 2018
Horário: 8h às 16h
Local: Auditório Nestlé
Endereço: Avenida Chucri Zaidan, 246 – Térreo – São Paulo – SP
Informações: https://www.leforte.com.br/jornada-de-pediatria/

Compartilhe

Você também pode gostar: