Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Dona Helena sedia encontro sobre doenças inflamatórias intestinais

No dia 24 de março, o Hospital Dona Helena sediará o 1º Simpósio da Associação de Pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais de Santa Catarina. O evento tem como objetivo promover a conscientização da população sobre os efeitos das doenças na qualidade de vida dos pacientes e agilizar o diagnóstico. “Estamos falando de enfermidades crônicas pouco conhecidas, que precisam de tratamento permanente com alto custo”, ressalta Leticia Manchenho Portilio, representante da associação.

Harry Kleinubing Junior, médico coloproctologista do Hospital Dona Helena, explica que há dois tipos de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII): retocolite ulcerativa e doença de Crohn. “A retocolite ulcerativa é caracterizada por inflamação difusa da mucosa do reto e cólon. Na doença de Crohn, os focos de inflamação podem afetar qualquer parte do aparelho digestório”, conta.

De acordo com ele, os sintomas das DII incluem diarreia, dor abdominal, sangue, pus e muco nas fezes, movimentos intestinais doloridos, perda de peso e febre: “Devemos ficar atentos ao diagnóstico precoce para controlar os sintomas, melhorar a qualidade de vida e evitar complicações. As DII não têm cura, mas podem ser controladas através da mudança do estilo de vida e tratamentos médicos”.

Encontros mensais

Para criar uma rede de apoio aos pacientes, a Associação de Pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais de Santa Catarina, em parceria com o médico Harry Kleinubing Junior e o Hospital Dona Helena, promove encontros mensais com profissionais da saúde, familiares e parceiros. “Buscamos reconhecimento perante órgãos de saúde e a garantia dos direitos das pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais. Nossa missão também é informar sobre o acesso aos tratamentos e medicamentos”, aponta Letícia.

O 1º Simpósio da Associação de Pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais de Santa Catarina acontece das 13h às 17h, no auditório do Centro Clínico Dona Helena. Confirme sua participação pelo e-mail contato.diisantacatarina@gmail.com ou pelo telefone (47) 99652-3533.

Compartilhe

Você também pode gostar: