Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Anchieta comemora o Dia do Anestesista com Talk Show

Especialista da Instituição falará sobre os mitos e verdades que envolvem a anestesia.

Na próxima sexta-feira (16.10), em comemoração ao Dia do Anestesiologista, o Hospital Anchieta realiza o Talk Show “Saúde em Dia com Mônica Nóbrega”, das 14h às 15h, no hall do Pronto Socorro. O médico Rogério Ribeiro, anestesiologista da Instituição, é o convidado especial do bate-papo e poderá tirar todas as dúvidas do público presente.

A Anestesiologia é uma especialidade médica que oferece analgesia plena durante procedimentos cirúrgicos e exames, além de proporcionar conforto e segurança ao paciente. Ao contrário do que muitos pensam, os anestesistas não só aplicam o medicamento, mas cuidam do paciente durante toda a operação e além dela. Controlam pressão arterial, pulso, ritmo cardíaco, respiração, temperatura e outras funções orgânicas importantes.

Temida por muitos, a anestesia, dentro de algumas áreas médicas, é um procedimento recente. “De algumas décadas para cá que ela se modernizou bastante. Antigamente, não era possível monitorar o paciente adequadamente, como é feito atualmente e, a partir daí, foram construídos alguns mitos. No passado, em todo o mundo, as agulhas eram reutilizáveis, o que poderia ocasionar inflamações na coluna e na medula. Com a evolução da Medicina, as agulhas ficaram bem mais finas e descartáveis e, com isso, a famosa dor de cabeça e demais complicações diminuíram significativamente”, explica o anestesiologista Rogério Ribeiro, do Hospital Anchieta.

De acordo com o especialista, as anestesias têm diversas classificações. “A sedação, utilizada em alguns exames; as tronculares, quando se anestesia só um membro (inferior ou superior) e a anestesia geral, com seus subtipos”.

Além da geral, as anestesias mais conhecidas são a peridural e a raquidiana (ou raqui), habitualmente utilizadas em partos normais e cesarianas ou cirurgias nos membros inferiores. “As duas são aplicadas na coluna, em diferentes estágios de profundidade. A raqui ultrapassa a membrana duramáter, já a peridural é aplicada antes desta membrana e necessita de uma maior concentração de anestésico”, explica o especialista.

Mitos

– Segundo o médico, a peridural não atrapalha o trabalho de parto. “Em muitos casos, após a aplicação da anestesia, a paciente, ao se sentir confortável e sem dor, reduz seu esforço durante o parto normal”.

 – A anestesia não causa inchaço, não faz cair cabelo, nem atrapalha a amamentação. “Não há nenhum relato na literatura que associe estas reações com as medicações aplicadas na paciente durante o procedimento”.

SERVIÇO

Talk Show “Saúde em Dia com Mônica Nóbrega”
Data e Hora: 16/10 – das 14h às 15h
Local: Hall do Pronto-Socorro do Hospital Anchieta
Acesso: Gratuito, basta dirigir-se ao local

Fonte: Hospital Anchieta – 16.10.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: