Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Aliança adere à campanha mundial de Aleitamento Materno

No mês dedicado ao Aleitamento Materno, o Aliança adere à campanha mundial para reforçar que a amamentação é padrão ouro para a alimentação infantil. Com o slogan Agosto Dourado: Todos juntos pela amamentação – Uma aliança com a vida!, a  Maternidade está promovendo ações de sensibilização para os funcionários e comunidade.

Na programação interna, os funcionários têm a possibilidade de participar semanalmente de um ciclo de palestras sobre o tema que serão realizadas em todas as quartas-feiras do mês de agosto. Também faz parte da campanha um curso de gestante que será promovido para 45 famílias da comunidade do Vale das Pedrinhas no dia 19 de agosto. Neste dia, serão entregues para gestantes da comunidade as doações de artigos para enxoval arrecadados na ação social promovida entre os funcionários. 

Benefícios do leite humano

Os benefícios do aleitamento materno exclusivo, sem outros líquidos ou sólidos, são únicos. Ele contém todos os nutrientes essenciais para o crescimento físico e o desenvolvimento cognitivo das crianças, além de ser o melhor alimento que um bebê pode receber nos seus primeiros anos de vida, sendo indicado até dois anos ou mais. “O leite humano é o único pré-biótico que protege 100% contra doenças infecciosas. Crianças amamentadas ficam mais protegidas”, indica a coordenadora médica da UTI Neonatal do Hospital Aliança, Katiací Araújo.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde 67,7% dos brasileiros são amamentados ao nascer e 41% mantêm a amamentação exclusiva até os primeiros seis meses de vida. “Precisamos melhorar esses números fazendo com que a comunidade entenda e incorpore todas as vantagens da amamentação. O aleitamento materno é a estratégia isolada que mais previne mortes infantis, além de promover a saúde física, mental e psíquica da criança e da mulher que amamenta”, informa a Neonatologista.

No Hospital Aliança, o aleitamento materno é uma prioridade. Aqui todas as medidas que possam favorecer o aleitamento são tomadas: Humanização dos partos, alojamento conjunto imediato e equipe humanizada. “Trabalhamos todos esses anos para que nossos profissionais estejam capacitados para apoiar essas famílias e propiciar que a amamentação aconteça da melhor maneira possível para mãe e filho”, comenta a coordenadora de enfermagem da Maternidade do Hospital Aliança, Jacira Brasileiro.

Por que O LAÇO DOURADO é usado como símbolo da AMAMENTAÇÃO?

A cor dourada simboliza que a amamentação é o padrão ouro para a alimentação infantil. As pontas do laço são o futuro: o aleitamento materno exclusivo (sem chá, sem água, sem suco e sem outros leites) do nascimento até os seis meses de vida. À partir dos seis meses, manter o leite materno como fonte única de leite e introduzir novos alimentos. A amamentação pode ser continuada até os dois anos de vida ou mais. Uma parte do laço representa a CRIANÇA. A outra parte representa a MÃE. O nó é o PAI, a família, os profissionais de saúde  e a sociedade – sem o nó, não haveria o laço; sem o apoio, a amamentação não será exitosa.

Esta mensagem, incluindo seus anexos, é material corporativo de uso privado, tem caráter confidencial e sigilo protegido por lei, sendo proibida sua utilização, divulgação, cópia ou distribuição por qualquer pessoa diferente do destinatário. Caso tenha sido recebida por engano, queira, por favor, notificar o remetente e apagá-la de seus arquivos.

Compartilhe

Você também pode gostar: