Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital 9 de Julho inaugura Centro de Cardiologia

Atendimento multiprofissional reduz média de dias de internação de 16 para 9 dias em pacientes com Insuficiência Cardíaca; taxa de reinternação foi reduzida de 25,3% para 14,9%

São Paulo, dezembro de 2014 – O Hospital 9 de Julho (H9J) inaugura neste mês o seu Centro de Cardiologia. Com uma equipe multiprofissional formada por cardiologistas, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros e farmacêuticos, o Centro tem investido em ações como a criação de um protocolo para insuficiência cardíaca, que já conseguiu a redução do tempo médio de internação de 16 para 9 dias dos pacientes com a doença.

O Dr. Marcelo Paiva, cardiologista e coordenador do Centro, considera que dois pontos foram essenciais para este resultado: integração entre colegas de outras áreas e a estrutura do Hospital. “Temos como premissa a avaliação clínica global. A integração multiprofissional é um fator importante neste perfil de paciente com doenças crônicas, como no caso da Insuficiência Cardíaca”, explica ao informar que o centro integrado já existia e foi apenas oficializado este mês.

Além de uma equipe especializada que também inclui cardiologistas intervencionistas e cirurgiões cardíacos, o Hospital 9 de Julho possui o que há de mais moderno em diagnóstico e tratamento para doenças cardiovasculares, como uma Hemodinâmica de última geração, Tomografia que permite a realização de exames como Angiotomografia, Cintilografia, Ressonância Magnética e a Tomografia por Emissão de Pósitrion (PET), que pode ser utilizada para identificar a viabilidade do miocárdio (músculo do coração) informação decisiva para a indicação de transplante cardíaco.

A Insuficiência Cardíaca (IC) é considerada a fase mais avançada de algumas doenças cardiovasculares. Entre as causas mais comuns de IC está a doença coronariana, quando há um estreitamento das artérias que irrigam o coração, mas também o diabetes, hipertensão etc podem levar ao problema.

Protocolo de IC

Em geral, pacientes com IC realizam tratamento de longo prazo para controle da doença de base e de sintomas. Para evitar que a doença avance e exija tratamentos cada vez mais complexos e invasivos, o Centro de Cardiologia do H9J desenvolveu um protocolo em duas etapas principais:

– Internação: quando um paciente com IC é internado, ele recebe um manual de orientação sobre a doença, importância da dieta e de atividades físicas, medicações etc. Um profissional da equipe assistencial lê o material com o paciente e explica todos os itens;

– Depois da alta, uma enfermeira especializada em cardiologia liga semanalmente para o paciente estimulando a continuidade do tratamento e buscando identificar sintomas de descompensação da doença.

Com as medidas de educação e autocuidado e o acompanhamento regular dos casos, o hospital conseguiu reduzir de 25,3% para 14,9% a taxa de reinternação de 2013 para 2014. “Mais do que um número, esta diminuição representa a melhora na qualidade de vida destes pacientes que, com sua doença controlada, podem ter uma vida o mais próximo do normal”, finaliza o Dr. Paiva.

Sobre o Hospital 9 de Julho: Fundado em 1955, em São Paulo, o Hospital 9 de Julho tornou-se referência em medicina de alta complexidade e tem focado seus investimentos no atendimento a traumas (incluindo médicos especializados em queimados) e nos Centros de Referência: Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional; Rim e Diabetes; Oncologia; Gastroenterologia; Controle de Peso, Cirurgia Metabólica e Bariátrica; Trauma; Cardiologia; Infusão; Medicina do Exercício e do Esporte; Reabilitação; Clínica da Mulher e Longevidade.

Com cerca de dois mil colaboradores e quatro mil médicos cadastrados, o complexo hospitalar possui 318 leitos, sendo 78 leitos nas Unidades de Terapia Intensiva, especialistas em procedimentos de alta complexidade, além de um Centro Cirúrgico com capacidade para até 14 cirurgias simultâneas.

Fonte: Hospital 9 de Julho – 05.12.2014

Compartilhe

Você também pode gostar: