Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital 9 de Julho: artista plástico Modí cria quadros com histórias de pacientes

O Hospital 9 de Julho (H9J), em parceria com o artista plástico Modí, homenageia alguns dos cirurgiões robóticos da instituição com obras de arte feita em pequenas telas. Para o Dr. Alfonso Migliore Neto, diretor Geral do H9J, paralelo entre a precisão da cirurgia robótica e a arte de reproduzir uma pintura em uma tela extremamente pequena mostram a humanização trazida por esse procedimento à relação médico paciente. “A ideia é relacionar a sensibilidade da arte com a forma como a robótica pode salvar vidas” explica o médico.

A campanha foi criada pela LVL, agência de publicidade do Grupo We, que produziu um vídeo com depoimentos de cinco pacientes que já foram operados, via robótica, por médicos de especialidades como ginecologia, urologia e oncologia. Nas imagens, os pacientes contam como os especialistas foram importantes na vida deles.

As histórias são reproduzidas pelo artista plástico Modí em quadros pequenos de modo a fazer uma analogia com a delicadeza da abordagem cirúrgica via robótica que, por meio de alta tecnologia, oferece menor risco de sequelas aos pacientes.

O Dr.Migliore Neto ressalta que a relação entre pintar um quadro e a prática da medicina pode ser maior do que se imagina: “Salvar vidas também é uma arte. Assim como pintar, é preciso ser minucioso e assertivo durante uma cirurgia, que pode mudar a vida do paciente” reforça o médico. Ele destaca também a humanização desse tipo de procedimento: “A robótica é o que há de mais moderno em procedimentos minimamente invasivos e permite que o paciente volte rapidamente para sua vida normal justamente pela eficiência da interação entre máquina e médico” explica o Dr. Migliore.

Sala inteligente

O vídeo será apresentado na cerimônia de lançamento da sala inteligente de robótica que acontece no dia 7 de dezembro às 19h30. Os quadros pintados pelo artista Modí ficarão em exposição até janeiro.

Sobre o Hospital 9 de Julho: fundado em 1955, em São Paulo, o Hospital 9 de Julho tornou-se referência em medicina de alta complexidade com destaque para as áreas de Neurologia, Oncologia, Onco-hematologia, Gastroenterologia, Ortopedia, Urologia e Trauma. Possui um Centro de Medicina Especializada com atendimento em mais de 50 especialidades e 13 Centros de Referência: Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional; Rim e Diabetes; Cálculo Renal; Cardiologia; Oncologia; Gastroenterologia; Controle de Peso, Infusão, Medicina do Exercício e do Esporte; Reabilitação; Clínica da Mulher; Longevidade e de Doenças Inflamatórias Intestinais (CDII).

Com cerca de 2,5 mil colaboradores e quatro mil médicos cadastrados, o complexo hospitalar possui 410 leitos, sendo 91 leitos nas Unidades de Terapia Intensiva, Centro Cirúrgico com capacidade para até 22 cirurgias simultâneas, inclusive com duas salas híbridas (com equipamento de Hemodinâmica e Ressonância Magnética) e duas para robótica.

Compartilhe

Você também pode gostar: