Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

HNSG inaugura nova UTI: moderna e com corredor sensorial

Ao passar pelas portas, familiares serão envolvidos com imagens da natureza, sons de pássaros, cheiro do campo e mensagem de otimismo. É assim que será a entrada da nova Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Nossa Senhora das Graças, que será inaugurada neste dia 31 de março. Moderna, com diferenciais que a destacam no mercado e com o dobro de leitos da anterior, vai ajudar a suprir à carência de vagas de UTI na cidade.

Com uma localização privilegiada, proporcionando ao ambiente uma vista panorâmica da cidade, a nova UTI foi construída para oferecer o que há de melhor aos seus pacientes.

O novo espaço destaca-se por oferecer áreas privativas e amplas aos pacientes, com 20 leitos, tendo disponibilidade de quartos individuais e com filtro HEPA, que evitam a propagação de bactérias e vírus vindos do ar, essenciais para pacientes hemato oncológicos. Ainda, os boxes possuem ponto de hemodiálise, estativa, expurgo e televisão.

O novo espaço atenderá a demanda reprimida de leitos de UTI. “Temos um perfil de pacientes de alta complexidade, como oncológicos, transplantados e cirúrgicos, além de sermos referência em partos complexos, necessitando de UTI para mãe e bebê”, explica o diretor executivo do HNSG, Flaviano Feu Ventorim, referindo-se ao perfil dos pacientes que ocupam as UTIs da Instituição.

O HNSG passa a contar agora com um total de 40 leitos de UTI, sendo 20 leitos de UTI Geral, 10 de UTI Neonatal e Pediatria e 10 de UTI Cardiológica.

Corredor Sensorial

Para acolher os familiares e demais visitantes dos pacientes internados na UTI, também foi criado um espaço diferenciado. Na entrada da UTI, os visitantes passam por um corredor sensorial, que estimulará três sentidos – visão, olfato e audição.

O som de passarinhos, o cheiro do campo, e a paisagem nas paredes laterais, dão a sensação de estar em um ambiente externo. O local foi criado, para proporcionar paz e tranquilidade a quem fará a visita. “Além de acalmar, induzirá as pessoas a trazerem boas memórias e a diminuírem a barreira emocional ao entrar em uma UTI”, destaca o psicólogo do HNSG, José Palcoski. Esta iniciativa faz parte do atendimento humanizado realizado pela Instituição.

Sobre o HNSG

O Hospital Nossa Senhora das Graças – HNSG é um dos maiores centros de saúde do Estado. É hospital referência no Brasil e no mundo pela qualidade em tratamentos clínicos e cirúrgicos de alta complexidade, como Transplante de Medula Óssea e Hepático.

Atuando como um centro integrado de saúde, o HNSG disponibiliza aos seus clientes uma completa infraestrutura hospitalar, agregada ao compromisso permanente com segurança e qualidade no atendimento. Reflexo disso é a Instituição ser Acreditada com Excelência pela ONA (Organização Nacional de Acreditação). E, como Sócio Fundador da ANAHP (Associação Nacional de Hospitais Privados), o HNSG busca estar dentro dos padrões de excelência dos melhores hospitais brasileiros

Além disso, possui políticas de humanização, responsabilidade social e parceria público-privada em prol do ser humano, sendo  responsável pela administração de mais cinco hospitais que atendem em sua maioria usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, sendo quatro no Paraná (Curitiba – 01, Apucarana – 02 e Ribeirão do Pinhal- 01) e um em Santa Catarina (Joinville – 01). Totalizando a atuação das seis Instituições do Grupo HNSG, 71% dos atendimentos são a pacientes do SUS.

Fonte: Hospital Nossa Senhora das Graças – 30.03.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: