Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

HMT sedia curso sobre ACL

Médicos, residentes e enfermeiros participaram do encontro que abordou o atendimento das emergências cardiológicas.

Sempre empenhado em promover a atualização constante de seus profissionais, o Hospital Madre Teresa (HMT), em parceria com a Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti), realizou nos dias 27 e 28 de junho, no auditório de seu Centro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa (CDEP), o curso Advanced Cardiac Life Support (ACL) – Suporte Avançado da Vida em Cardiologia.

O ACL é um curso de imersão teórico-prático voltado para o atendimento das emergências cardiológicas, incluindo as diversas modalidades de paradas cardiorrespiratórias, arritmias letais, tratamento inicial do infarto agudo do miocárdio e suas complicações, e do ataque cerebral. O curso apresenta ainda informações e habilidades técnicas necessárias para a ressuscitação cardiopulmonar no adulto.

Além de exposições orais e apresentações de vídeos abordando temas como Síndromes Coronarianas Agudas, Megacode e Ressuscitação em Equipe, Reconhecimento das arritmias cardíacas e Terapia elétrica, o curso contou com uma parte prática que utilizou manequins dotados de simuladores das mais variadas arritmias, eletrodos para monitorização e sensores para desfibrilação e cardioversão. No final das apresentações foram realizadas ainda provas teórica e prática para os participantes.

A enfermeira da Educação Continuada do HMT Camila Cátia Vilela destacou a importância da realização de um curso desse tipo para os profissionais da área da saúde. “Iniciativas como esta são importantes, pois buscam o aperfeiçoamento técnico-científico dos profissionais, o que garante um atendimento seguro e eficaz nos casos de emergência cardiológica”, afirmou.

Fonte: Hospital Madre Teresa – 01.07.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: