Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

HMC reforça importância do aleitamento materno na Semana da Amamentação

Melhor alimento que existe para o recém-nascido, o leite materno atende a todas as necessidades físicas e psíquicas do bebê. Por isso mesmo, toda criança deve ser alimentada exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses de vida – isto é, sem água, chá, sucos, sopas ou papinhas – e, se possível, continuar a mamar por até dois anos ou mais. E isso não é apenas o Hospital Márcio Cunha (HMC) quem está dizendo, mas todos os órgãos ligados à saúde infantil, como o Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Organização Mundial da Saúde, no mês em que se celebra a Semana Mundial de Amamentação, em aproximadamente 170 países.

No Hospital Márcio Cunha, as atividades da semana aconteceram de segunda a sexta (15 a 19), com palestras de médicos residentes em Pediatria para as novas mamães e acompanhantes na Maternidade. Nos encontros, foram abordados a importância da amamentação para nutrição e prevenção de infecções, dicas para realizá-la da maneira adequada e informações e esclarecimentos sobre aleitamento materno.

“Estimular o aleitamento materno é oferecer todos os nutrientes necessários à criança para o seu desenvolvimento nos seus primeiros meses de vida, além de estimular o vínculo entre mãe e filho. Esse carinho e afeto são fundamentais para fortalecer isso. As palestras da semana contribuem ainda para lembrar que, para tudo dar certo, o apoio da família é fundamental, seja nas tarefas, nas atividades com o bebê e, principalmente, na compreensão em ajudar a mãe a se recuperar do pós-parto”, explica a médica Jaciani Ribeiro Silva Paim, residente em Pediatria.

Do Rio de Janeiro para o Hospital Márcio Cunha, o casal Jéssica e Uilliam Chaves participaram da Semana da Amamentação com a filha recém-nascida Isabelly. “Eu sou carioca, ela de Ipatinga e nós moramos no Rio. Mas com a cidade cheia por conta das Olimpíadas, preferimos que o parto fosse feito no Hospital Márcio Cunha, pela segurança. E tem sido tudo ótimo. É muito bom ter gente especializada para nos esclarecer isso. Eu tinha dúvidas sobre icterícia, fiquei com medo de não saber lidar, mas agora já aprendi como olhar para evitar complicações, o que preciso fazer”, conta o pai.

Para a mãe Jéssica, a Semana da Amamentação foi essencial para os primeiros cuidados com a filha. “Achei muito boa, porque aprendi várias coisas, como a maneira correta de amamentar, pois meu peito havia ferido. Agora sei que é preciso apoiar a criança com o braço livre, segurar o peito da maneira correta, para que ele pegue a auréola do peito todo, não apenas o bico.”

Fonte: Hospital Márcio Cunha

Compartilhe

Você também pode gostar: