Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

HCor realiza parceria com ANS e lança o Programa Idoso Bem Cuidado

Estimativas apontam que em 2020 a população idosa represente um universo de 1,2 bilhão de pessoas em todo o mundo. Este segmento populacional aumentará 2,4% ao ano, a partir de 2025, ano em que o Brasil ocupará o sexto lugar no ranking dos países em número de idosos: serão cerca de 32 milhões de pessoas nessa faixa etária. O envelhecimento populacional ainda é um grande desafio para os serviços de saúde. Para atender esta população, o HCor – Hospital do Coração, em parceria com a Associação Nacional de Saúde Suplementar (ANS), lança o Programa Idoso Bem Cuidado.

Trata-se de um modelo inovador no cuidado com os idosos que possuem plano privado de saúde. O projeto prevê a existência de um sistema coordenado de intervenções para o cuidado à saúde, a partir de três ambientes de atuação: Centro de Atenção ao Idoso, Atenção Hospitalar e Médico de Referência. A estratégia terapêutica será viabilizada por meio de ações de educação, promoção da saúde, prevenção de doenças evitáveis e reabilitação, afim de potencializar a continuidade e a integralidade da assistência médica.

De acordo com a superintendente de Qualidade e Responsabilidade Social do HCor, Bernardete Weber, o Programa Idoso Bem Cuidado foi estruturado com a finalidade de promover educação em saúde para profissionais, pacientes e seus familiares. “Com uma base de dados específica, será possível produzir, monitorar e avaliar a qualidade do atendimento. O projeto será implementado em etapas. Em fevereiro de 2017, inicia os atendimentos na Atenção Hospitalar. Já as atividades do Centro de Atenção ao Idoso estão previstas para iniciar no primeiro trimestre de 2017”, esclarece Dra. Bernardete Weber.

O projeto

Centro de Atenção ao Idoso: espaço que englobará intervenções em cinco níveis: educativa (distribuição de materiais, palestras ou oficinas para idosos e familiares); atividades socioculturais, manejo e estímulo cognitivo e estímulo para atividades físicas; consultas individualizadas no Ambulatório Multiprofissional Especializado; reabilitação e cuidados paliativos. “Este ambiente ambulatorial envolve uma equipe multiprofissional formada por enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, profissionais do serviço social e gerontologia. O objetivo é promover ações de socialização e de saúde aos idosos, familiares e cuidadores” explica a gerontóloga do HCor, Flávia Renata Fratezi.  

Atenção Hospitalar: prevê ações direcionadas especificamente para pacientes internados. A proposta é avaliar de forma multidimensional o risco de fragilidade de cada paciente. O acompanhamento profissional será individualizado, de acordo com a necessidade de cuidado de cada idoso durante todo o período de hospitalização até o pós-alta. 

Médico de Referência: o Programa garante que o idoso retorne ao seu médico de referência, para acompanhamento de suas condições clínicas.

Avaliação multidimensional: inclui aspectos como cognição, suporte social, uso recente dos serviços de saúde, quedas, atividades básicas de vida diária, desempenho físico, sintomas depressivos e estado nutricional. “Essa avaliação permite redefinir prioridades e objetivos do cuidado ao paciente, com foco na independência funcional, na qualidade de vida e na redução de internações”, esclarece o geriatra do HCor, Dr. Daniel Apolinário.

Adesão ao programa

Os idosos poderão ser encaminhados ao Programa Bem Cuidado por meio do pronto-socorro HCor, unidades de internação HCor, consultórios médicos ou de outros profissionais e instituições parceiras. Após uma avaliação multidimensional do risco de fragilização do paciente, é traçada uma linha de cuidado individualizada, de acordo com a condição e a necessidade de saúde de cada paciente.

Fonte: Hospital do Coração

Compartilhe

Você também pode gostar: