Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

HCor Onco aprimora a sua atuação com a aquisição de uma nova geração de PET-CT

A tecnologia de diagnóstico por imagens é uma das que mais vem avançando na área médica. Nos tratamentos contra o câncer, o aparelho que representa a vanguarda científica chama-se PET-CT. Para aprimorar a sua atuação em oncologia, o HCor (Hospital do Coração) acaba de adquirir uma nova geração do equipamento – mais moderno e com o objetivo de detectar lesões menores, além de realizar diagnósticos mais rápidos e precisos no combate ao câncer.

Segundo o superintendente médico do HCor e responsável pelo PET-CT, Dr. Carlos Alberto Buchpiguel, o novo equipamento é semelhante a um “super-scanner”, que atua no formato dois em um e realiza simultaneamente dois tipos de análise. As imagens metabólicas do organismo (funcionais ou moleculares do corpo inteiro) são fundidas com os achados de imagens de tomografia computadorizada adquiridas com o mesmo equipamento.

Os ganhos para os pacientes são significativos. “É uma geração mais moderna de equipamento, onde temos tecnologia que nos permite realizar exames mais rápidos e com maior conforto aos pacientes. Com ele, é possível detectar lesões menores se comparado a outros aparelhos de gerações anteriores. Isso permite aumentar a sensibilidade do teste, com maior rapidez e agilidade no diagnóstico”, esclarece Dr. Buchpiguel.

De acordo com o Dr. Buchpiguel, as doenças são caracterizadas por alterar a anatomia dos órgãos que são acometidos. Esta alteração é detectada pela tomografia (CT). Os tumores também provocam alterações funcionais ou moleculares que, por vezes, precedem as alterações anatômicas, identificadas pelo PET. “Portanto, ao juntar as duas modalidades de imagem em um único equipamento é possível oferecer um diagnóstico mais precoce e completo da doença”, explica o médico.

O HCor Onco: conta com uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais altamente especializados nas áreas de oncologia clínica, cirurgia oncológica, hematologia, hemoterapia, infectologia, enfermagem, psicologia, fisioterapia, nutrição e odontologia. Um dos principais focos do serviço é na prevenção e no diagnóstico precoce. Para isso, há um modelo de avaliação clínica individualizada para o risco de tumores, a partir do qual o paciente poderá ser encaminhado a serviços preventivos primários, redução de fatores de risco e secundários, como exames e rastreamento para detecção precoce.

O HCor Onco possui equipes especializadas em diferentes áreas, como o cirurgião-dentista encarregado do atendimento a pacientes oncológicos. Trata-se de um médico com larga experiência nesse setor e atento a possíveis manifestações clínicas bucais provocadas pela quimioterapia e radioterapia. Há também profissionais focados na oncogeriatria, que proporcionam aos idosos tratamento seguro e personalizado, além de uma equipe multidisciplinar especializada em cuidados paliativos e dor, que busca proporcionar o bem-estar do paciente em diversas fases do tratamento.

Fonte: Hospital do Coração

Compartilhe

Você também pode gostar: