Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

HCor apresenta simpósio sobre tratamento das doenças cardiovasculares durante congresso da SOCESP

Reconhecido pelo pioneirismo, hospital apresentará dois estudos conduzidos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa HCor, em parceria com o Ministério da Saúde, além das últimas novidades no tratamento do infarto agudo do miocárdio e insuficiência mitral funcional

No dia 05 de junho, o HCor – Hospital do Coração – irá participar do 36º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), por meio do X Simpósio do Hospital do Coração. Com o tema “Fronteiras do Tratamento da Doença Cardiovascular”, especialistas do hospital irão apresentar as novidades no tratamento do infarto agudo do miocárdio, os trabalhos mais recentes na área e dois estudos conduzidos pelo IEP HCor – Instituto de Ensino e Pesquisa HCor como o SECURE e TREAT, além da apresentação de sucesso do dispositivo percutâneo para insuficiência mitral – o Mitraclip – implantando em dois pacientes no HCor.

De acordo com o cardiologista e responsável pelo IEP HCor, Dr. Otávio Berwanger, durante o congresso será apresentado o estudo SECURE, que envolve aproximadamente 50 hospitais do Brasil. “Com o objetivo de testar o efeito das estatinas em alta dose, para prevenir complicações em pacientes que precisam fazer angioplastia e colocar stent, o SECURE é o maior estudo da área no mundo e já possui 2000 doentes incluídos. Este estudo é feito em parceria com o Ministério da Saúde”, esclarece Dr. Berwanger.

Durante o congresso da SOCESP, o IEP HCor também abordará o estudo TREAT, no qual incluirá o primeiro paciente em agosto deste ano, com a finalidade de testar uma medicação nova chamada de ticagrelor, para o tratamento de pacientes com infarto, que são tratados com trombolítico (remédio para abrir o vaso entupido em um infarto).

  “Este estudo é muito importante, pois o Brasil, por meio do IEP HCor coordenará outros nove países como Austrália, Argentina, Canadá, Rússia, Ucrânia, Colômbia, México, China e Peru, e  será o primeiro grande estudo internacional, com 3800 pacientes, coordenado e chefiado pelo Brasil”, explica Dr. Berwanger.

Para falar sobre as novidades no tratamento do IAM – Infarto Agudo do Miocárdio – , o responsável pelo Programa Clínico de Tratamento do Infarto do Miocárdio do HCor, Dr. Leopoldo Piegas apresentará em sua palestra os avanços no tratamento desta doença. “Serão discutidas as intervenções com implante de stents e com uso de fibrinolíticos (medicamentos que dissolvem o coágulo responsável pela oclusão coronária) em hospitais que não dispõem de salas de hemodinâmica para implante de stents coronários, além de apresentarmos outras novidades desta área”, esclarece Dr. Piegas.

Já na segunda parte do Simpósio HCor, será discutido um caso clínico de sucesso com o implante de Mitraclip – dispositivo percutâneo para pacientes com insuficiência mitral. Este dispositivo foi aprovado pela ANVISA no começo deste ano. “No Brasil apenas cinco pacientes receberam este dispositivo, sendo dois no HCor. É um procedimento alternativo, menos invasivo para diminuir os sintomas de pacientes com insuficiência cardíaca e portadores de insuficiência de válvula mitral”, pondera o Dr. Alexandre Abizaid, do Serviço de Hemodinâmica do HCor.

Pioneirismo, tecnologia e conhecimento: o HCor é reconhecido pelo pioneirismo e pelo uso de tecnologia de ponta. O simpósio é parte dos esforços do hospital para difundir conhecimento e contribuir com a educação continuada de médicos. As discussões de casos e apresentações darão oportunidade para profissionais se atualizarem e conhecerem o que há de mais avançado no tratamento cardiovascular, contribuindo para a evolução da medicina no país e o consequente o avanço na construção de conhecimento.

Além do simpósio, o HCor lançará, no Congresso da SOCESP, o livro “Emergências Neurológicas: um guia prático – Série do Hospital do Coração”, no dia 04/06, às 16h30, no estande da editora Atheneu, pelos editores: Maria Júlia Carrion e Evandro Félix, bem como os editores da série do HCor: Hélio Penna, Carlos Alberto Buchpiguel, Edson Romano, Luiz Carlos Valente e Otávio Berwanger.

Anote na agenda:
HCor no 36º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP)
Data: 05/06, das 12h30 às 14h
Local: Transamérica Expo Center – Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro
Para mais informações: http://www.socesp2015.com.br/

Fonte: HCor – 03.06.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: