Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Glaucoma atinge 2% da população brasileira

Quando não tratada, doença pode causar cegueira
O glaucoma é uma enfermidade silenciosa, de incidência progressiva, que, se não for tratada adequadamente, pode levar à perda da visão. A doença resulta do aumento da pressão intraocular e atinge 2% dos brasileiros acima dos 40 anos. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2,4 milhões de novos casos são registrados anualmente ao redor do mundo.
Roberto Bermudez, oftalmologista do Hospital VITA Batel, explica que, pelo fato de não apresentar sintomas, muitas vezes o glaucoma acaba sendo descoberto somente em fase avançada, situação que requer tratamentos mais rigorosos. “O glaucoma não apresenta sintomatologias. Por isso, é fundamental que as pessoas acima de 40 anos façam acompanhamentos junto ao oftalmologista regularmente”, alerta. O médico destaca também a importância de realizar check-up dos olhos – medir a pressão intraocular, exame de fundo de olho, dentre outros, que são essenciais para o diagnóstico da doença.
Segundo Bermudez, há casos de glaucomas traumáticos ou inflamatórios – nos quais a doença pode se manifestar antes dos 40 anos. Porém, tais situações são menos frequentes. De acordo com o oftalmologista, os pacientes que apresentam fator hereditário devem tomar cuidado redobrado, pois são mais suscetíveis a desenvolver a doença. “O histórico familiar influencia muito a ocorrência do glaucoma. Pacientes que têm algum parente que já sofreu da doença devem ser mais cautelosos com a saúde dos olhos”, ressalta.
Em relação aos tratamentos, Bermudez explica que a cirurgia é indicada somente para os casos mais graves, e que a maioria é tratada apenas com o uso de colírios antiglaucomatosos, com aplicações diárias, que variam dependendo do caso – podendo ser usados de uma até quatro vezes ao dia. “Felizmente, a indústria farmacêutica tem desenvolvido colírios cada vez melhores, que, por si só, bastam para o tratamento e controle efetivo do glaucoma”, finaliza.

Fonte: Hospital Vita – 03.06.2014

Compartilhe

Você também pode gostar: