Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Fórum Latino-Americano do Einstein chega à terceira edição com debates sobre segurança do paciente e inovação nos hospitais

A terceira edição do Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde, promovido pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em parceria com o IHI (Institute For HealthCare Improvement), vai reunir especialistas internacionais de 28 a 30 de agosto para debater grandes temas sobre qualidade e segurança na saúde. Com expectativa de reunir cerca de 2 mil participantes no WTC, em São Paulo, o Fórum promoverádebates simultâneos de questões como segurança do paciente, custo-benefício emelhoria da qualidade e inovação nos hospitais.

O evento reúne também o 4º Fórum de Líderes do Setor da Saúde, o 1º FórumInternacional de Pesquisa e Inovação em Enfermagem, o 2º Simpósio Internacional de Experiência do Paciente, o 2º Simpósio Internacional sobre Fluxo do Paciente e o Mini Curso Ciência de Melhoria.

Entre os palestrantes internacionais está Tejal Gandhi, CEO da National Patient Safety Foundation, dos Estados Unidos. Ao lado do mexicano Enrique Ruelas, Professor eDiretor de Políticas Públicas e Sistemas de Saúde do Tecnológico de Monterrey, e de Antonio Capone, do Hospital Israelita Albert Einstein, ela falará sobre a criação de uma estrutura para a segurança do paciente.

Já Pierre Barker, vice-presidente do IHI, abordará as grandes intervenções para reduzir as cesarianas, entre elas o Projeto Parto Adequado (PPA) – projeto realizado pelo IHI, o Hospital Israelita Albert Einstein e a Agência Nacional de Saúde, que prevê o aumento de partos normais, uma mudança no modelo assistencial da gestante, melhorias na assistência obstétrica, além da humanização e educação de médicos e pacientes em prol de um diálogo que beneficie ambas as partes. Ao todo, 150 hospitais do Brasil participam do programa e durante o III Fórum, terão um lounge especial para discutir os resultados já conseguidos – o Lounge Triple Aim.

No Lounge também serão apresentadas novas metodologias e inovações para serem adotadas pelos hospitais entrantes.

O Einstein é o principal divulgador do Triple Aim no Brasil e America Latina – metodologia criada pelo IHI em 2007. A questão central está baseada na missão de melhorar a saúde e os sistemas de saúde ao redor do mundo, com foco na experiênciado paciente, na saúde populacional e na redução de custos per capita.

Outro destaque da programação do Fórum será a palestra do educador físico Marcio Atalla, que apresentará seu projeto pioneiro que transformou a qualidade de vida dos moradores de Jaguariúna, no interior de São Paulo. Em 2016, Atalla mudou os hábitos diários de 39,4% da população da cidade, por meio de ações como caminhada coletiva, oficina de nutrição, orientações clínicas e treinamento de agentes de saúde.

A programação completa e lista dos especialistas participantes estão disponíveis no site www.forumqualidadeeseguranca.com.br. As inscrições podem ser realizadas pelo portal.

Compartilhe

Você também pode gostar: