Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Formatura dos especializandos do Hospital Madre Teresa

Hospital Madre Teresa entrega certificado de conclusão em especialização médica e fisioterapia para mais de 30 profissionais

Na noite da última quinta-feira (28/01), o Hospital Madre Teresa e o seu corpo clínico celebraram o final de mais um ciclo de aprendizagem. Os preceptores das clínicas de anestesiologia, angiologia e cirurgia vascular, cirurgia geral, clínica médica, ecodopllercardiografia, endocrinologia, endoscopia digestiva, fisioterapia, hemodinâmica, neurologia clínica, ortopedia e traumatologia, pneumologia, radiologia e diagnóstico por imagem e urologia e cirurgia laparoscópica entregaram os diplomas de conclusão do curso de especialização aos mais de 30 médicos e fisioterapeutas.

Uma missa de Ação de Graças foi celebrada para agradecer a Deus pelo encerramento de mais uma etapa na formação profissional dos médicos e fisioterapeutas. A celebração foi presidida pelo Pe. Dalmo Riggio, que falou, durante a homilia, sobre a importância que cada pessoa tem para a sociedade, lembrando que Deus faz cada pessoa única e que todos têm uma missão para cumprir durante a jornada na Terra. O padre reforçou que os novos especialistas devem ter em mente que a humanização só é possível se existir humanidade.

A entrega dos certificados aconteceu no Centro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa (CDEP). Familiares e amigos encheram o auditório do CDEP para celebrar com os formandos e preceptores o final de mais uma etapa. O HMT esteve representado pela diretora geral Ir. Simone Santana, pelo diretor administrativo Marcos de Lima Vete e pelas médicas Dra. Maria Aparecida Cosso, presidente do CDEP, e Dra. Cláudia Juliana de Resende, diretora clínica.

O Dr. Carlos Raimundo dos Santos foi convidado pelos especializandos para ser o Paraninfo da Turma. Em um discurso emocionante, o médico reforçou a importância da dedicação ao trabalho, pontuando que muitas vezes, as pessoas levam vidas “mais ou menos”, mas que o exercício da medicina e do cuidado nunca deve ser praticado desta forma, pois o paciente merece sempre o “mais” de cada médico.

HOMENAGENS

Além da entrega dos diplomas, feita pelos preceptores aos seus formandos, a noite ainda contou com homenagens para a diretoria geral Ir. Simone Santana, a placa de homenageado ao paraninfo Dr. Carlos Raimundo. O médico ainda foi lembrando pela diretoria em honra aos anos de trabalhos prestados ao Hospital Madre Teresa, assim como o pneumologista Dr. Frederico Thadeu Campos Abreu e o cardiologista Dr. Vinicius Maia Machado, que também atuam no HMT há 25 anos.

PROGRAMA DE MILHAGEM CIENTÍFICA

Os especializandos que passam pelo HMT participam do Programa de Milhagem Científica (PMC). O projeto é uma iniciativa do Centro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa (CDEP) para que os estudantes participem de eventos científicos, como congressos e jornadas, assim como para a produção e publicação de trabalhos e artigos em jornais e revistas. Neste ano, a especializanda Letícia Arruda Mendes Cruz foi a vencedora do PMC e garantiu o pentacampeonato da clínica de Endoscopia Digestiva no Programa.

PARCERIA

Por meio da parceria com grandes instituições de ensino e pesquisa, o Hospital Madre Teresa oferece, desde 2004, o Programa de Especialização Médica, com aulas ministradas nas dependências do Hospital, onde os especializandos têm a oportunidade de aliar ensino e prática. Atualmente, a Instituição oferece a especialização em Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Geral, Ortopedia e traumatologia, Clínica Médica, Endocrinologia, Endoscopia digestiva, Neurologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Terapia Intensiva Adulto.

Muitos dos cursos são oferecidos por meio de processo seletivo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, parceira do Hospital, enquanto outros são oferecidos por meio de concurso interno.

Fonte: Hospital Madre Teresa – 05.02.2016

Compartilhe

Você também pode gostar: