Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Farmacêutico e Bioquímico: profissionais que trabalham em prol da qualidade de vida

No dia 20 de janeiro comemora-se o Dia do Farmacêutico e do Bioquímico, profissionais da saúde, que trabalham para fornecer qualidade de vida a toda população. A data foi criada com o objetivo de valorizar e estimular essas profissões que a cada ano ganham mais espaço no mercado.

“Durante muito tempo, o farmacêutico era visto como um profissional que ficava atrás do balcão. Hoje o cenário não é mais esse. Devido a complexidade das novas terapias, estamos sempre nos qualificando para atender a demanda do mercado. Nada mais justo do que sermos lembrados e termos nosso trabalho divulgado”, conta Thatiane Caldas, farmacêutica clínica do Hospital Anchieta.

O curso de Farmácia está entre os 10 mais concorridos no Brasil. Atualmente, são mais de 170 mil farmacêuticos que atendem de forma direta e indireta no país. Para quem se formou em Bioquímica, a área de atuação é extensa: indústria alimentícia, biocombustíveis e bioenergia, genética médica e insumos para a agricultura são algumas das opções.

Prestes a completar 20 anos, o Hospital Anchieta é exemplo de gestão. Na área da farmácia hospitalar e clínica, os farmacêuticos são responsáveis pela dispensação individualizada de medicamentos e materiais aos pacientes internados, garantindo o uso correto dos mesmos. Além disso, sustenta um trabalho minucioso no controle de estoque e armazenamento.

“A nossa presença no hospital é muito importante, pois buscamos resultados que melhorem a qualidade de vida do paciente. As mudanças das terapias e dos medicamentos e o fato de saber que estou colaborando para a melhora de alguém, são o que me fazem amar cada dia mais a profissão”, conclui Thatiane.

Fonte: Hospital Anchieta – 16.01.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: