Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Evento no Aliança debate aspectos multidisciplinares do suicídio

Nos mês de prevenção ao suicídio, a equipe de Psicologia do Hospital Aliança promoveu um debate sobre os aspectos médicos, psicológicos, jurídicos e filosóficos do suicídio em hospital geral. Segundo dados da OMS, no Brasil, 32 pessoas cometem suicídio por dia. “Ainda se discute muito pouco sobre o assunto. Precisamos falar sobre suicídio e alertar a população. Nós, profissionais de saúde, estamos aqui para ajudar a prevenir este grave problema de saúde”, afirmou a psicóloga líder do HA, Adriana Duarte.

Durante o evento, nesta quarta-feira(20/09), também foi apresentado o Protocolo Multiprofissional de Prevenção de Suicídio do Hospital que tem por objetivo identificar os pacientes de risco e evitar a ocorrência de eventos danosos. “O Hospital tem uma responsabilidade muito grande com seus pacientes e o Protocolo vem sendo trabalhado para elevar os nossos níveis de segurança com relação a ideação suicida”, afirmou o consultor médico do HA, Álvaro Nonato

Os dados sobre suicídio são preocupantes: mais de 800 mil pessoas morrem todos os anos no mundo e é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos, de acordo com dados da OMS. “Sabemos que todo adoecimento constitui uma crise vital. Identificado o risco é preciso agir e o diagnóstico deve ser amplo, abrangendo a natureza da doença clínica e o conhecimento sobre o paciente, para que se alcance êxito do plano terapêutico”, destacou o médico psiquiatra, Dr. Aryvalter Ornelas Júnior.

A médica da emergência do HA, Patrícia Vieira, trouxe uma abordagem clínica do suicídio e reforçou a importância da escuta ativa. “Nos compete, nos diversos níveis de atenção, o desafio de estar atentos para identificar qualquer tentativa de suicídio e estar capacitados para avaliar criticamente o risco do suicídio por mais ingênuo que se mostre. O ato suicida põe em cheque a vocação e o compromisso da equipe em salvar vidas ”.

Compuseram a mesa de debate a advogada Ana Claudia Guimarães com a discussão sobres os aspectos jurídicos do suicídio e o Capelão do HA, o padre João Batista.

Compartilhe

Você também pode gostar: