Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Evento do Hospital do Câncer Mãe de Deus de arrecadação de fundos para pesquisa oncológica mobiliza sociedade gaúcha

O lançamento em Porto Alegre do Projeto Cura, iniciativa do LACOG (Latin American Cooperative Oncology Group), realizado dia 24/9 em jantar promovido pelo Hospital do Câncer Mãe de Deus e a Sociedade Hípica Porto Alegrense, contou com a adesão de integrantes da sociedade gaúcha que também participaram do leilão para obtenção de fundos para pesquisa do câncer. O evento serviu para conscientização sobre o avanço da doença no País e no mundo e a importância da realização de pesquisas. O diretor do Hospital do Câncer Mãe de Deus, Dr. Carlos Barrios, afirmou que Porto Alegre é uma das duas capitais brasileiras com maior incidência de câncer, doença que, em duas décadas, será a principal causa de óbitos no mundo. Por isto, o oncologista e pesquisador do hospital, Dr. Stephen Stefani, considerou que é preciso fazer algo para modificar o futuro e ajudar toda uma geração. “Pesquisar o câncer, uma doença que pode ser devastadora, é um caminho”, ponderou.

A representante do Projeto Cura no Brasil, Dra Fernanda Schwyter, relatou que o projeto é uma iniciativa que reúne médicos e diversos hospitais com o objetivo de “transformar a pesquisa em possibilidade de salvar vidas”. O Projeto Cura faz de eventos um meio para conscientizar, educar e levantar fundos para pesquisas sobre o câncer, consideradas fundamentais para a descoberta de novos tratamentos da doença. Está integrado ao LACOG, uma organização sem fins lucrativos fundada em 2008 por profissionais de saúde especializados em oncologia e que tem como objetivo desenvolver, conduzir e coordenar estudos acadêmicos e pesquisas clínicas na América Latina.

O superintendente executivo do Sistema de Saúde Mãe de Deus (SSMD), Dr Alceu Alves da Silva, afirmou que o Projeto Cura tem apoio incondicional da instituição que também já teve uma iniciativa inovadora com a inauguração do Hospital do Câncer Mãe de Deus. Ele também considerou que a arrecadação de fundos para pesquisas oncológicas é “uma ato de generosidade que devolve esperança, acalma e aquece o coração”. A presidente do SSMD, irmã Lúcia Boniatti, destacou durante o evento que a instituição sente-se orgulhosa por oferecer mais qualificação no tratamento do câncer. “Momentos como este revelam que estamos comprometidos com uma sociedade mais justa”, complementou.

Durante o jantar, o jornalista David Coimbra relatou em vídeo a sua experiência como paciente voluntário de uma pesquisa oncológica nos Estados Unidos, contando que já está bem e há um ano e meio não toma remédios. O evento na Sociedade Hípica Porto Alegrense teve a participação do secretário estadual da Saúde, João Gabardo, que elogiou a iniciativa do Hospital do Câncer Mãe de Deus em colocar à disposição do sistema público de saúde as pesquisas em andamento no hospital. Atualmente, o Hospital do Câncer Mãe de Deus está recrutando pacientes para seis protocolos internacionais de pesquisa clínica oncológica sobre câncer de pulmão metastático, câncer de mama metastático, carcinoma hepatocelular e linfoma indolente.

Fonte: Hospital do Câncer Mãe de Deus

Compartilhe

Você também pode gostar: