Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Etiqueta respiratória: você sabe o que é isso?

Todos aprendemos desde cedo que ao tossir ou espirrar devemos proteger boca e nariz com as mãos. Porém, esta não é a forma adequada de conter a disseminação de secreções respiratórias.

De acordo com Dr. Francisco Ivanildo de Oliveira, médico infectologista do Hospital Infantil Sabará, medidas simples podem minimizar a transmissão de doenças infecciosas. É a chamada etiqueta respiratória ou etiqueta da tosse.

Crianças e adultos com sintomas respiratórios, como tosse, coriza e congestão nasal, devem ser orientados a seguiras seguintes recomendações:
– Cobrir a boca e nariz com um lenço de papel quando tossir ou espirrar e descartar o lenço usado no lixo;
– Caso não tenha disponível lenço descartável, tossir ou espirrar no antebraço e não em suas mãos, que são importantes veículos de contaminação;
– Higienizar as mãos com frequência e sempre após tossir ou espirrar;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca sem ter higienizado as mãos;
– Usar máscara cirúrgica se estiver com coriza ou tosse.

 Sobre o Hospital Infantil Sabará

O Hospital Infantil Sabará, instalado em um moderno edifício de 17 andares na avenida Angélica, no Centro da capital paulista, opera segundo o conceito de “Children’s Hospital”. Este modelo assistencial conta com a retaguarda em todas as especialidades pediátricas, tais como Neurologia, Nefrologia, Cardiologia, Oncologia, Ortopedia, Urologia, Gastroenterologia, Cirurgia Pediátrica e Anestesia, num modelo multidisciplinar integrado e altamente resolutivo de atenção à criança.

O Sabará é o primeiro hospital exclusivamente pediátrico no Estado de São Paulo a conquistar a acreditação da Joint Commission International (JCI) – mais importante órgão certificador dos serviços de instituições de saúde no mundo. A acreditação é um instrumento que avalia desde a estrutura hospitalar às práticas de gerenciamento e cuidados com o paciente, garantindo o tratamento adequado e a assistência necessária em todos os âmbitos. Para atender às exigências das metas internacionais e estar no mesmo patamar de instituições que possuem um padrão internacional em saúde, o Hospital Infantil Sabará investiu mais de R$ 4 milhões e passou por um rigoroso processo de avaliação que abrange mais de 1,3 mil itens em todos os serviços como atendimento, gestão, infraestrutura e qualificação profissional.

Fonte: Hospital Infantil Sabará – 30.07.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: