Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Espiritualidade e cura são temas do II Simpósio de Espiritualidade em Saúde organizado pela BP

Desmistificar a ideia de que medicina e espiritualidade andam em caminhos opostos ainda é um desafio, mas é cada vez mais comum os pacientes abordarem o tema com o médico durante o tratamento de doenças mais graves.

Por isso, discutir como inserir a espiritualidade no cuidado em saúde será o tema do II Simpósio de Espiritualidade em Saúde da BP que ocorre no próximo sábado (21) no BP Mirante, hospital premium da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

“As doenças afetam pessoas e não apenas corpos ou organismos. Portanto, quando alguém recebe um diagnóstico de uma doença grave, não é só o corpo que adoce e sim o indivíduo como um todo, numa dimensão biológica, psicológica, social e espiritual. Proporcionar um tratamento de saúde de qualidade é cuidar do indivíduo por inteiro e não apenas da doença em si”, ressalta Felipe Moraes, oncologista e coordenador científico do II Simpósio de Espiritualidade em Saúde da BP.

Dividido em quatro módulos, o evento conta com a participação de médicos, nutricionistas, psicólogos, teólogos, capelães, entre outros profissionais que lidam com o tema diariamente em seus ambientes de trabalho. Dentre os temas discutidos será debatido até que ponto a espiritualidade pode contribuir para a adesão ao tratamento e qual a diferença entre espiritualidade e religiosidade, entre outros assuntos relacionados.

Livro abordará o tema

Durante o II Simpósio de Espiritualidade em Saúde da BP, o oncologista Felipe Moraes lançará o livro Espiritualidade e Oncologia: Conceitos e Práticas. A publicação discute o papel da espiritualidade no tratamento humanizado dos pacientes com câncer, levando em consideração a tríade: corpo, aparelho psíquico e o ser propriamente dito, o espírito.

Dirigido a médicos, profissionais de saúde e todos os envolvidos com a assistência ao paciente oncológico como os amigos e familiares, o livro possui uma linguagem simples e objetiva durante todos os 15 capítulos, que estão distribuídos em 200 páginas.

“Fornecer uma base para o resgate do cuidado humanizado e integrado dos pacientes em todas as suas dimensões, especialmente a espiritual, é o que me motivou a publicar essa obra”, ressaltou Felipe Moraes.

Serviço:

II Simpósio de Espiritualidade em Saúde da BP

Data: 21 de julho de 2018, sábado

Horário: das 7h às 17h

Local: Auditório do BP Mirante (Rua Martiniano de Carvalho, 965, 1º andar, Bela Vista)

Número de vagas: 90

A programação completa pode ser acessada aqui.

Compartilhe

Você também pode gostar: