Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Equipe médica do Mater Dei é premiada na Sessão Pôster do Conahp

O estudo “Correspondência Diagnóstica: Um novo indicador de qualidade da Clínica Médica I da Rede Mater Dei de Saúde”, dos médicos coordenadores da Clínica Médica I da Rede, Ivan Cunha Melo, Jefferson Torres e Cristiana Savoi, conquistou o 2º lugar na Sessão Pôster do 3º Congresso Nacional de Hospitais Privados – Conahp, evento organizado pela Associação Nacional dos Hospitais Privados – Anahp.

O indicador premiado mensura o percentual de correspondência (ou eficácia) diagnóstica entre as hipóteses diagnósticas dos pacientes internados via Pronto-socorro ao diagnóstico definitivo na alta. De acordo com os médicos responsáveis pelo projeto, o Indicador se mostrou uma importante ferramenta de gestão que permite avaliar a atuação dos plantonistas do Pronto-socorro. Eles também acreditam que é importante a adesão do Indicador por outras instituições hospitalares para que se torne uma referência que possibilitará uma avaliação comparativa e concluem que os vários desdobramentos decorrentes de uma alta taxa de eficácia diagnóstica e o consequente aumento da resolutividade gerado vai se transformar em benefício para os pacientes, plano de saúde e instituições hospitalares.

“Foi um trabalho que nós fizemos entre quatro e cinco anos, no mínimo, e o chamamos de correspondência diagnóstica. Acreditamos que será um indicador importante para medir a excelência clínica. Ele correlaciona aquela hipótese de diagnóstico que foi feito no Pronto-socorro, do paciente que vai ser internado, com o diagnóstico de quando ele saiu. Ao implantar este indicador no Pronto-socorro do Mater Dei, conseguimos uma correspondência diagnóstica, ou seja, uma eficácia diagnóstica entre o diagnostico da internação e o diagnósticos definitivo de alta de 93%”, explica um dos clínicos responsáveis pela inovação, Ivan Melo.

Sessão Pôster

A Sessão Pôster é um concurso com o objetivo de disseminar as melhores práticas do setor saúde para o mercado, por meio da inscrição de resumos científicos de médicos, estudantes e profissionais do setor de saúde. Neste ano, foram três eixos temáticos – Inovação, Liderança e Novos Modelos, com o tema central é “O hospital na construção da excelência do sistema de saúde: perspectivas e desafios”. Os critérios para premiação dos pôsteres consideram o grau de relevância, a consistência do tema, a capacidade de síntese/clareza e a apresentação de evidências. A premiação foi realizada no dia 13/11/15.

Fonte: Hospital Mater Dei – 26.11.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: