Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Equipamento avançado em radioterapia coloca Hospital da Bahia na fronteira do tratamento do câncer

O Hospital da Bahia (HBA) adquiriu um dos mais modernos equipamentos de radioterapia existentes em operação no mundo, o acelerador de última geração, modelo Versa, fabricado pela Elekta, que deve entrar em funcionamento já no início do segundo semestre deste ano.

O sofisticado equipamento de radioterapia usa fontes de raio X de baixa energia e alta qualidade, características do acelerador Versa. Com visualização bidimensional 2D e tridimensional, e imagens obtidas com o recurso da tomografia computadorizada, da ressonância magnética e do PET CT, o acelerador utiliza feixes de radiação sequenciais e moduladas de acordo com a forma do tumor.

Além, de permitir que o tratamento radioterápico esteja dentro dos limites previstos, diminuindo a radiação nos órgãos saudáveis e aumentando no tecido doente, favorecendo um tratamento mais rápido e eficaz. Possibilita, também, um benefício significativo para o paciente, reduzindo o tempo na sala do procedimento, assim como, o tempo final do tratamento em até 60%.

A aquisição deste equipamento faz parte da política de investimentos em infraestrutura e alta tecnologia do hospital que tem o objetivo de dotar, cada vez mais, a instituição com equipamentos avançados para tratar pacientes portadores de câncer que tenham indicação desta terapia.

Ao tomar esta decisão de colocar o Hospital da Bahia na fronteira do conhecimento para o tratamento oncológico, a diretoria do hospital assume o compromisso de se estabelecer como centro de referência da Elekta no país, em parceria com a Fundação do Câncer do Rio de Janeiro para a troca de experiências de centros avançados que tenham o mesmo propósito.

Compartilhe

Você também pode gostar: