Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Envelhecimento é tema de seminário no Hospital Metropolitano

Para incentivar o debate sobre a velhice com uma fase de vida com particularidades como todas as outras (infância, juventude e adulta), e a importância de sua representação social para a qualidade de vida dos idosos, a equipe multidisciplinar da Unidade Geriátrica do Hospital Metropolitano, localizado na Serra, cidade da Região Metropolitana do Espírito Santo, vai realizar o seminário “E velhice, o que é?”, no próximo dia 29, às 10h.

O evento será aberto afamiliares, cuidadores e pessoas que atuam no setor da saúde, e os interessados devem se inscrever pelo telefone 2104-7089 ou pelo e-mail lmenezes@metropolitano.org.br.

Segundo Lívia Terezinha Devens, que é a coordenadora da unidade, a velhice tem de ser vivida com naturalidade, pois é uma continuação da fase adulta. “Conhecer o processo de envelhecimento, com as transformações corporais e psicológicas que ocorrem, como as mudanças de responsabilidades e de papeis na família, entre outras, é muito importante para evitar problemas de saúde causados por desinformação”, explica.

Vida saudável
Lívia Terezinha Devens destaca que o idoso com algum problema de saúde, ainda que leve, deverá ser avaliado por profissionais de diferentes áreas da saúde (avaliação multidisciplinar). Além do médico, o nutricionista, o fisioterapeuta, o educador físico, o fonoaudiólogo e outros irão proporcionar a ele cuidados integrados, que o ajudarão a manter a qualidade de vida.

A alimentação, por exemplo, se apresenta como um dos grandes desafios de quem passou dos 60 anos, de acordo com a nutricionista Tatiana Lessa. “Algumas limitações podem dificultar ou até mesmo impossibilitar que o idoso consuma alimentos que antes faziam parte da sua rotina. Vamos mostrar que existem ferramentas para minimizar esse problema, de forma a devolver o prazer desse momento para ele e a família, e tentar desfazer mitos sobre a alimentação nesta fase”, explica.

Compartilhe

Você também pode gostar: