Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Einstein fecha parceria para Zâmbia e Moçambique

Convidados pelo Ministério da Saúde da Zâmbia e de Moçambique, o MD Anderson Cancer Center, Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital de Câncer de Barretos, visitaram as capitais desses países com o objetivo de realizar workshops para identificar as necessidades e desafios da região em oferecer cuidado avançado a pacientes com câncer, e posteriormente desenvolver um plano de educação e treinamento  para os profissionais de saúde.

Em Moçambique, 11,5% da população é infectada pelo vírus HIV e dentre as neoplasias malignas, o câncer cervical é o câncer mais comum em mulheres. Por isso, recentemente foi implantado o Programa Nacional de Controle do Câncer no país, que envolve desde a prevenção e detecção precoce, até os tratamentos e cuidados paliativos.

Após a visita, as Instituições desenvolveram o Projeto ECHO (Extension for Community Healthcare Outcomes), com uma equipe multidisciplinar, para realização de ações conjuntas com objetivo de auxiliar o desenvolvimento do serviço oncológico de Moçambique. O Hospital Israelita Albert Einstein integra a equipe com seis médicos, para atuação local nas diversas áreas cirúrgicas, clínicas e radioterápicas.

No final de março o Dr. Donato Callegaro Filho, oncologista do Centro de Oncologia e Hematologia, com apoio financeiro do HIAE, esteve nos dois países.

Fonte: Hospital Israelita Albert Einstein – 08.05.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: