Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Dermatologia Oncológica cresce em importância no cenário da saúde

Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa está com inscrições abertas para especialização na área

O câncer da pele é o de maior incidência em todo o planeta. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tipo não-melanoma corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil. Este cenário leva a uma demanda crescente por profissionais especializados, o que motivou Hospital Sírio-Libanês a lançar o curso de pós-graduação em Dermatologia Oncológica.
Segundo a dermatologista Cristina Abdalla, uma das coordenadoras da especialização, a proposta do programa é ir além dos aspectos que envolvem o câncer da pele, preparando o dermatologista para o atendimento ao paciente oncológico, dentro da concepção do trabalho multidisciplinar, uma tendência na área da saúde.

Aproximadamente 50% dos pacientes oncológicos, de acordo com a Dra. Cristina, apresentam reações adversas cutâneas quando em tratamento de quimioterapia ou radioterapia. Portanto, o quanto antes for feito o reconhecimento e manejo dessa situação, maiores são os benefícios para o bem-estar dos indivíduos.

Além da visão global para o atendimento do paciente oncológico, do ponto de vista dermatológico, os alunos receberão consistentes bases teóricas, práticas e científicas sobre os desafios do tratamento do câncer da pele. As taxas de incidência da doença vêm crescendo, inclusive a do tipo melanoma, o mais grave, pelo seu alto potencial de metástase. Dra. Cristina menciona que pesquisas feitas nos Estados Unidos mostram que 1 em cada 50 cidadãos norte-americanos é diagnosticado com melanoma e um paciente morre por/hora com o tumor naquele país.

Mas o prognóstico desse tipo de câncer é considerado bom se detectado nos estágios iniciais. Nos últimos anos, houve uma grande melhora na sobrevida dos pacientes com melanoma, principalmente devido ao diagnóstico precoce, o que também é importante para os tipos não-melanoma.

Durante o curso, os alunos terão a oportunidade de se aprofundarem em temas como: genética, biologia, diagnóstico e tratamento do câncer da pele melanoma e não-melanoma, sarcomas, linfomas, infiltrações leucêmicas linfomatosas e metástases cutâneas. Também desenvolverão uma visão crítica das diferentes modalidades de tratamento e serão treinados e orientados na área clínica e de pesquisa da oncodermatologia, com uma grande interação com o corpo docente.

Além da Dra. Cristina Abdalla, a pós-graduação em Dermatologia Oncológica também conta com a coordenação do o Prof. Dr. José Antonio Sanches Junior e do Dr. Rodrigo Ramella Munhoz.

Serviço:
Evento: Pós-graduação em Oncologia Dermatológica
Inscrições: Até 09/08/2017
Local: Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa
Endereço: Rua Professor Daher Cutait, 69 – São Paulo-SP
Informações: https://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/web/iep/-/especializacao-em-dermatologia-oncologica?contentId=1094217

Compartilhe

Você também pode gostar: