Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Curso oferece prática em cuidados paliativos para especialistas de outras áreas da medicina

A abordagem do cuidado paliativo no século XXI, que envolve as bases éticas e legais da autonomia dos pacientes, o controle de sintomas (dor, dispnéia, náuseas, sede, ansiedade e depressão) e o cuidado médico no fim da vida, estão entre os temas que serão abordados no “Curso Prático de Cuidado Paliativo para não paliativistas: Competências para o cuidado de pacientes graves”.

O evento será realizado nos dias 03 e 04 de junho, no Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL), em São Paulo, e é direcionado a profissionais da saúde, médicos ou residentes, que atuam em áreas responsáveis pelo atendimento de pacientes graves: intensivistas, oncologistas, cardiologistas, geriatras, pneumologistas, nefrologistas, hospitalistas, emergencistas e cirurgiões.

O curso será ministrado pelo Dr. Daniel Neves Forte, médico da equipe de cuidados paliativos do Hospital Sírio-Libanês e que também atua nos demais cursos na área dentro do IEP/HSL, e o Dr. Fernando Kawai, diretor do Programa de Residência de Cuidados Paliativos do New York Presbyterian Queens, da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.

“Esta é uma área na qual o profissional precisa conhecer e aplicar diferentes abordagens e formas de tratar e cuidar dos sintomas de sofrimento físico, psíquico, social e espiritual do paciente”, destaca o Prof. Dr. Forte.

“A visão moderna de cuidados paliativos procura integrar o cuidado paliativo ao cuidado curativo, ou seja, cuidar do sofrimento de forma técnica e humanizada, ao mesmo tempo que tratamos a doença. Por isso este curso pode ter tanto impacto”, completa o Dr. Kawai.

Serviço
Evento: Curso Prático de Cuidado Paliativo para não paliativistas: Competências para o cuidado de pacientes graves
Data: 03 e 04 de junho
Local: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Endereço: Rua Professor Daher Cutait, 69 – São Paulo-SP
Informações: https://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/web/iep/-/seminario-em-cuidado-paliativo-para-nao-paliativistas-competencias-para-o-cuidado-de-pacientes-graves

Fonte: Hospital Sírio-Libanês – 25.05.2016

Compartilhe

Você também pode gostar: