Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Curso em centro de simulação clínica proporciona imersão em casos de doença renal do diabete

O cuidado avançado do paciente diabético com doença renal é o tema central de um curso inovador que trouxe, na semana passada, 25 especialistas de seis estados brasileiros a Curitiba. Nefrologistas, endocrinologistas e cardiologistas – especialidades envolvidas no tratamento de diabéticos com nefropatia – participaram de palestras debruçaram-se sobre os principais estudos clínicos da área em andamento no mundo.

O conhecimento compartilhado foi colocado em prática no Centro de Simulação Clínica da Escola de Medicina da PUCPR. O uso de bonecos simuladores e a interação com atores e instrutores possibilitaram maior envolvimento dos profissionais, aprofundando-se no tema. Foram trabalhados o rastreamento da doença, a estratificação de risco, o controle glicêmico e as complicações cardiovasculares.

“O curso traz um novo conceito de formação para especialistas que já estão no mercado de trabalho. Além da atualização teórica, o curso abre espaço para a formação prática. Uma verdadeira imersão no tema”, afirma o coordenador do curso, Roberto Pecoits-Filho, professor do curso de Medicina da PUCPR e nefrologista do Hospital Marcelino Champagnat, adiantando que novas turmas serão abertas ainda neste ano.

Compartilhe

Você também pode gostar: