Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Cuiabá realizará Transplante de Medula Óssea ainda em 2015

No dia 28 de abril a Dra Andreza Ribeiro, médica hematologista do Hospital Albert Einstein esteve em Cuiabá, Mato Grosso no Hospital Santa Rosa deu uma palestra sobre o projeto de  implantação do Transplante de Medula Óssea (TMO) no Estado.

“A palestra será direcionada para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e toda equipe multiprofissional da área da saúde.  Serão passadas informações importantes sobre o Transplante de Medula Óssea, já que ainda não oferecemos esse tratamento em nosso serviço. Na verdade, o Hospital Santa Rosa será pioneiro no Estado do Mato Grosso a realizar o TMO. Nosso objetivo é atender não apenas os pacientes encaminhados para Transplante de Medula Óssea do nosso estado, mas da região norte do país, assim como do Mato Grosso do Sul”, afirma Luisa Florentino Guedes, gerente de farmácia da oncologia do Hospital Santa Rosa.

O primeiro Transplante de Medula Óssea deve ocorrer ainda em 2015. Inicialmente, será realizado o autotransplante de medula óssea (Autólogo) , e posteriormente, o Transplante de Medula Óssea Alogênico, que envolve doadores. O transplante de Medula Óssea é um tratamento proposto para algumas doenças malignas como Leucemias, Linfomas, Mieloma Múltiplo e outras, ou não malignas como algumas doenças congênitas, que afetam as células do sangue. Ele consiste na substituição de células de uma medula óssea doente, por células-tronco de uma medula óssea sadia, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula. “O tratamento é complexo, exige um acompanhamento intenso de toda a equipe, o paciente geralmente permanece até 40 dias em recuperação no hospital para ter alta”,  explica André Fontes Laske, o gerente de enfermagem da oncologia do Hospital Santa Rosa.

Fonte: Hospital Santa Rosa – 04.05.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: