Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Cresce a atuação do fisioterapeuta no ambiente hospitalar

O ambiente hospitalar sofreu modificações importantes nos últimos anos. Os avanços tecnológicos e a participação ativa do paciente e do familiar no tratamento elevaram a complexidade da prática clínica, ampliando o papel de vários profissionais nesse cenário, com destaque para os fisioterapeutas. 

Diante desse cenário, a pós-graduação em Fisioterapia Hospitalar, promovida pelo Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa, tem o objetivo de apresentar aos profissionais da área as questões mais atuais e relevantes do exercício da profissão dentro do ambiente hospitalar. 

“O paciente será o nosso ponto de partida e a linha do cuidado dentro da instituição, o caminho a ser percorrido. O papel do fisioterapeuta será discutido com base em casos, desde a entrada no pronto atendimento até a alta hospitalar”, ressalta a fisioterapeuta Patrícia Nery de Souza, uma das coordenadoras do curso.

O tratamento de pacientes com insuficiência respiratória, assim como a intervenção no doente neurológico, ortopédico e oncológico, serão abordados em diferentes fases, incluindo os casos que apresentam limitações de assistência e aqueles que necessitam dos cuidados paliativos. Patrícia destaca que, no decorrer do curso, o suporte ventilatório não invasivo (VNI) e invasivo (VMI), a avaliação da funcionalidade e a mobilização precoce, como recursos terapêuticos, serão revistos do básico ao avançado.

Os alunos terão a oportunidade de se aprofundarem nas indicações e manejo do cateter de alto fluxo, óxido nítrico, heliox, tomografia de impedância elétrica beira leito (TIE), estimulação elétrica funcional (FES), prancha ortostática e stand in, entre outros recursos. Também terão acesso às últimas novidades no cuidado ao paciente com Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO), Balão Intra Aórtico (BIA) e assistência ventricular com implante do CentriMag. 

Dessa forma, o aprendizado será baseado na evidência científica e na prática clínica do Hospital Sírio-Libanês, utilizando técnicas elaboradas, como a mesa digital anatômica com reprodução em 3 D e simulações realística e em pulmão de porco. Estas ferramentas adicionadas as plenárias expositiva, ao team based learning (TBL) e a imersão hospitalar compõem um processo de aprendizado híbrido e único.

“Toda a experiência e os recursos avançados no tratamento de situações de alta complexidade que o Hospital Sírio-Libanês dispõe serão explorados, com as particularidades das diferentes unidades da instituição”, informa a fisioterapeuta.

O curso, que também conta com coordenação do fisioterapeuta Wellington Yamaguti, será realizado um final de semana por mês durante 18 meses, permitindo a participação de profissionais de outras cidades.

Serviço:

Evento: Pós-graduação em Fisioterapia Hospitalar

Inscrições: Até 04/09/2017

Local: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa

Endereço: Rua Professor Daher Cutait, 69 – São Paulo-SP
Informações: https://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/web/iep/-/especializacao-em-fisioterapia-hospitalar?contentId=1056654

Compartilhe

Você também pode gostar: