Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Conscientização é a maior aliada no combate ao tabagismo

Com um bilhão de fumantes no mundo e 20 milhões no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a conscientização é a principal aliada para se prevenir as várias doenças e mortes precoces relacionadas ao hábito de fumar. Por isso, datas como o Dia Nacional de Combate ao Fumo, em 29 de agosto, são tão importantes, na avaliação dos profissionais de saúde.

O Brasil é referência mundial no combate ao tabagismo. Dados recentes do Ministério da Saúde apontam que a frequência do consumo do tabaco entre os fumantes nas capitais brasileiras reduziu em 36%, no período de 2006 a 2017. Mas o tabagismo continua fazendo vítimas no País. Para o biênio 2018-2019, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima a ocorrência de 18.740 casos novos de câncer de pulmão entre homens e de 12.530 entre as mulheres.

A forte associação do cigarro com o câncer de pulmão acontece pelo fato do tabagismo ser responsável por 80% a 90% dos casos da doença. A coordenadora de Oncologia Clínica do Hospital Leforte, Dra. Fauzia Naime, lembra que as estatísticas mundiais mostram que este é o tumor que mais mata, com uma alta incidência que também pode ser comprovada na prática clínica.

Por outro lado, a especialista enfatiza que o câncer de pulmão não é mais considerado uma sentença de morte. “Se compararmos com os tratamentos que tínhamos nas décadas de 1980 e 1990, em que a média de sobrevida dos pacientes girava em torno de seis meses, houve uma grande evolução. Hoje, estamos na era molecular, com a identificação dos drive genes, que fazem as células se proliferarem continuamente. Ao identificá-los é possível desenhar drogas específicas, que consequentemente geram uma resposta melhor ao tratamento.”

Além do câncer de pulmão, a coordenadora de Oncologia Clínica do Hospital Leforte ressalta que há vários outros tipos de tumores associados ao tabaco, como boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, fígado, intestino, útero, bexiga. O fumo também pode provocar outras doenças, como asma, efisema, bronquite, infarto agudo do miocárdio, angina, derrame cerebral e outras.

São aproximadamente 200 mil pessoas no Brasil e cinco milhões no mundo que morrem anualmente em decorrência da exposição aos produtos do tabaco. O tabagismo é a principal causa de morte evitável e fator de risco para seis das oito doenças que mais matam, dentre elas infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, doenças pulmonares obstrutivas crônicas e tuberculose.

De acordo com a especialista do Hospital Leforte, não há outro caminho para se evitar doenças graves e letais que não seja evitar o fumo direta e indiretamente. Afinal, ao fumar são inaladas em torno de 4.700 substâncias tóxicas, sendo a nicotina a causadora da dependência.

Para os que tentam parar de fumar sozinhos, a taxa de sucesso é muito baixa, apenas 6%, de acordo com a Dra. Fauzia. “Às pessoas que têm planos de saúde recomendo que procurem um pneumologista e, também, grupos de apoio. Para os que não têm, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito em suas unidades, com profissionais capacitados. Informações podem ser obtidas pelo número 136 do Ministério da Saúde”, orienta.

Compartilhe

Você também pode gostar: