Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Congresso internacional discutirá a saúde corporativa no Brasil

Grande parte dos mais de 50 milhões de brasileiros que contam com algum tipo de plano de saúde recebe o benefício através das empresas em que atuam. Para garantir a sustentabilidade deste benefício, que é hoje o segundo maior investimento em pessoas em uma organização, as empresas têm buscado novos modelos que combinem qualidade na prestação de serviços com redução de custos e melhores resultados.

Este é o ponto central do Congresso Internacional de Saúde Corporativa, que será realizado em São Paulo, de 30 a 31 de agosto, no Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa – Anfiteatro (Rua Professor Daher Cutait, 69, Bela Vista), em São Paulo.

O evento é destinado a gestores da área de saúde corporativa, CEOs, CFOs, vice-presidentes e diretores de RH de grandes empresas. De forma pioneira, reunirá, durante dois dias, especialistas em gestão de saúde no segmento corporativo, que têm em comum a busca pela melhoria do sistema, com a implantação de modelos de assistência mais sustentáveis.  

Com a participação direta dos principais executivos do Hospital Sírio-Libanês, instituição correalizadora do evento, os debates ainda contarão com quatro palestrantes internacionais: Ellen McNeely, Fikry Isaac, James Proshaska e Robert Janett.

Ellen McNeely, da Harvard School of Publich Health e codiretora da SHINE (Sustainability and Health Initiative for NetPositive Enterprise) no Centro de Saúde e Meio Ambiente Global, falará sobre como o local de trabalho pode melhorar a saúde global. Para ela, é preciso que as companhias criem melhores estruturas e ambientes para ajuda-las a se desenvolver de forma saudável. E este é o momento: nunca houve uma oportunidade melhor para o mundo dos negócios colocar a saúde no conceito de sustentabilidade. O processo de transformação do local de trabalho e, também, da melhoria da condição de saúde da pessoa, pode ultrapassar as fronteiras da empresa, impactando seu entorno. Para que esta mudança se realize, é importante que haja uma visão ousada para as organizações, capaz de fazer com que incluam o tema saúde em todas as decisões de negócio.

Fikry Isaac, VP Global de Health Services da Johnson&Johnson, mostrará a visão de quem contrata os serviços e explicará o que é ser um líder de bem-estar em uma empresa (veja adiante o programa com os dias e horários). Fifrky é um dos pioneiros no campo da promoção da saúde no local de trabalho, introduzindo abordagens inovadoras para melhorar a saúde e o bem-estar dos funcionários. Para ele, é preciso colocar a saúde no dia a dia da empresa e também em sua estratégia. Isso pressupõe reexaminar a missão, modelo de negócio e propósito da organização, um trabalho que vai além de oferecer apenas benefícios e criar programas pontuais.

O papel do indivíduo com a saúde, qual é a sua responsabilidade e os limites desta relação, será abordado por James Proshaska, professor de Psicologia e diretor do Cancer Prevention Center da Universidade de Rhode Island, autor do Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento (MTT) e fundador do Pro-Charge Behavior Systems.

Robert Janett é diretor médico da Associação de Prática Independente de Mount Auburn – Cambridge (MACIPA), uma Accountable Care Organization (ACO)  de Massachusetts, com mais de 500 membros, oferecendo serviços de melhoria de qualidade, gerenciamento de cuidados, contratação e gerenciamento de informações para apoiar melhor atendimento ao paciente. Professor assistente na Harvard Medical School, e professor assistente de medicina de família na Brown Alpert School of Medicine, Janett também é consultor de políticas de saúde para o Banco Mundial.

O diretor de Unidades Externas e Saúde Corporativa do Hospital Sírio-Libanês, Fábio Patrus, apresentará os resultados do programa “Cuidando de quem cuida”, conduzido pela instituição e considerado um case de sucesso do ponto de vista de melhoria de resultados com custos controlados. O Hospital Sírio-Libanês é a primeira instituição privada a acreditar, implantar e comprovar os resultados da gestão de saúde corporativa pautada pela atenção primária. A iniciativa, lançada em 2014, tornou-se a principal âncora para viabilizar, a partir de 2016, a oferta de Programas de Saúde Corporativa para outras empresas.

O uso da tecnologia para estipular métricas e gerar análises em relação à saúde da empresa poderá ser acompanhado na apresentação de Nivio Ziviani, professor emérito do departamento de Ciência da Computação da UFMG e cofundador da Kunumi. Para as empresas, o chamado Big Data atua como um importante aliado da área de recursos humanos, municiando esse profissional com análises feitas a partir de diversas fontes (como utilização dos planos de assistência médica e auxílio medicamentos) para a tomada de decisões.

O especialista em planejamento de ações de saúde pela Escola Nacional de Saúde (Fiocruz/RJ), Eugenio Vilaça Mendes, apresentará um panorama da atual situação da saúde no Brasil e falará da importância de atuação em rede para a saúde de todos. O consultor sênior da Korn Ferry Hay Group, Elton Moraes, mostrará como é difícil criar e manter o engajamento do colaborador e quais são os programas adequados para medir e melhorar o comprometimento, quando o assunto é bem-estar.

O evento terá, ainda, uma rodada de cases e um talk show coletivo, com o objetivo de compartilhar soluções para problemas que impactaram diversas empresas no Brasil na área de gestão em saúde corporativa, mediado pelo CEO do Hospital Sírio-Libanês, Dr. Paulo Chapchap.

O Congresso Internacional de Saúde Corporativa é uma correalização da Editora Segmento e do Hospital Sírio-Libanês, com o apoio da ABRH-Brasil (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Healthways e Optum. A revista Melhor Gestão de Pessoas é a mídia oficial deste evento.

Mais informações no site www.congressosaudecorporativa.com.br

Compartilhe

Você também pode gostar: