Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Congresso Internacional da FSFX reuniu especialistas em saúde integral no Centro Cultural Usiminas

fundação congresso bf2c3

A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) reuniu ontem, 05, no Teatro do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, especialistas em cuidados com a saúde de Minas Gerais, de São Paulo e dos Estados Unidos no I Congresso Internacional de Atenção Integral à Saúde da FSFX – Usifamília. Destinado a profissionais e estudantes da área da saúde, o evento contou com mais de 700 participantes e uma extensa programação. Marcou ainda marcou os dois anos do Usifamília, a unidade de Atenção Integral da Usisaúde e da Fundação São Francisco Xavier, em Ipatinga.  

Inspirado no modelo assistencial do Cambridge Health Alliance, dos Estados Unidos, o Usifamília tem desde a sua instalação o apoio do médico Rob Janett, coordenador do hospital dos Estados Unidos e professor da Escola de Medicina da Universidade de Harvard. Uma das atrações do Congresso, Janett abordou os diferencias do modelo de cuidado conhecido como Atenção Primária, focado na promoção da saúde e na prevenção de doenças do paciente. Além dele, participou Edgar Nunes de Morais, o médico responsável pelas diretrizes de atenção ao idoso do Usifamília. O profissional, que também é coordenador do Hospital das Clínicas da UFMG, apresentou as condutas dirigidas ao idoso.  

Atualmente em três cidades – Ipatinga, Belo Horizonte e Santos – o Usifamília acompanha a saúde de mais de 16 mil pacientes. Com mais 50 mil consultas, possibilitou uma redução expressiva de 38,7% das internações realizadas e de 13,4% no número de consultas eletivas no Pronto-Socorro da população assistida. “O Usifamília é fruto de um projeto que começou há dois anos, com o objetivo de melhorar as condições de saúde da população alvo e a percepção dos clientes no momento dos atendimentos, realizados  por uma equipe multidisciplinar em um mesmo lugar, reforçando vínculos entre profissional e paciente. Assim, o Usifamília torna-se a porta de entrada mais importante para os beneficiários da Usisaúde, capaz de orientá-los dentro do nosso sistema de saúde no caminho do atendimento seguro, de qualidade e com resolutividade para as suas necessidades de saúde”, explica Luís Márcio Araújo Ramos, diretor executivo da FSFX.

A integração do Usifamília e dos demais programas da Usisaúde aos serviços do Hospital Márcio Cunha, evidenciada no Congresso aos participantes, mostra, na visão do superintendente Geral de Hospitais da FSFX, Mauro Oscar Soares de Souza Lima, a importância da gestão de uma atenção integral à saúde e os efeitos positivos gerados à assistência aos pacientes. “Com o Congresso, pudemos mostrar que ter o paciente no centro das nossas atenções é um objetivo não somente da Atenção Primária, mas também com os serviços de Internação, Urgência e Emergência, Reabilitação, Atenção Domiciliar e Cuidados Paliativos do hospital. Afinal, o desafio hoje é conseguir o equilíbrio, buscando o que tem de melhor no SUS e levar para os pacientes de convênio e, o que tem de melhor no convênio, levar para o SUS. O que nós queremos é compartilhar toda essa nossa tecnologia aqui, seja com o poder público, seja com outras iniciativas privadas. Pois a gente acredita fazer o que há de mais moderno e melhor para as pessoas”, reforça Mauro Oscar.

No evento, a Palestra Magna foi realizada pelo Professor Eugênio Vilaça, consultor da Organização Pan-Americana de Saúde e um dos mais expoentes formuladores de políticas públicas da atualidade. Escritor de vários artigos científicos e livros, ele fez uma reflexão sobre o sistema de saúde brasileiro e seus desafios.

Expertise compartilhada

O I Congresso Internacional de Atenção Integral à Saúde da FSFX marcou também o lançamento do livro Usifamília: um modelo inovador de atenção integral na saúde suplementar, disponível para a venda na FSFX, e do primeiro Curso de Gestão Integral à Saúde da FSFX, que será ofertado a partir de março de 2017. “Nosso propósito é colocar essa expertise à disposição dos demais serviços e municípios, para que caminhem na direção que o Hospital Márcio Cunha e a Fundação São Francisco Xavier estão caminhando, prestando a melhor assistência à população de Ipatinga, do Vale do Aço e da Baixada Santista com elevado grau de qualidade e de sustentabilidade”, completa Luís Márcio Araújo Ramos, diretor executivo da FSFX.

Fonte: Fundação São Francisco Xavier

Compartilhe

Você também pode gostar: