Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

CIA de Teatro do Hospital Madre Teresa: 10 anos de compromisso com a alegria

“O propósito do teatro é fazer o gesto recuperar o seu sentido (…) permitir que o silêncio seja também ouvido”. É com esta afirmação que Clarice Lispector define qual a função social e emocional que o teatro desempenha quando é encenado. É uma incógnita, pois nunca se sabe qual a proporção uma peça e uma apresentação podem tomar diante do seu público e, por isso, se torna um desafio fazer teatro, confessa o diretor e fundador da Cia de Teatro do HMT Claudinei Penha. “Mesmo completando 10 anos de atuação no Hospital Madre Teresa, é sempre uma renovação criar algo que tenha o objetivo de levar uma mensagem e, ao mesmo tempo, entreter”.

Apesar dos desafios, são 10 anos com um currículo invejável: 31 peças criadas e protagonizadas somente pelos colaboradores do Hospital e, até o momento, mais de 80 colaboradores já fizeram parte das encenações que são escritas, dirigidas e também encenadas pelo colaborador Claudinei Penha.

Segundo a coordenadora de treinamento, desenvolvimento e benefício do Hospital Madre Teresa Cristina Correa, a Cia de Teatro contribui para a manutenção do clima organizacional, uma vez que os colaboradores da peça atuam na formação dos próprios colegas, por meio dos temas encenados. “A Instituição utiliza como método de ensino as apresentações teatrais e isso contribui para a assimilação de conteúdo e adesão da ideia, pois as peças alcançam todos os sentidos: visual, auditivo e o sinestésico”, explica.

Para Claudinei Penha é uma vitória ver uma iniciativa como essa chegar aos dez anos de existência. “É como ver um filho aprender a caminhar ou as primeiras palavras. É gratificante já que faço parte do nascimento da Cia de Teatro do HMT”.

Fonte: Hospital Madre Teresa – 16.04.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: