Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Câncer de tireoide ultrapassará o de mama

Hospital Samaritano de São Paulo inaugura 1º Centro de Nódulo de Tireoide do país com atendimento especializado

Atualmente, o câncer de tireoide é a quarta neoplasia – tumor – maligna mais frequente em mulheres brasileiras. “A tendência é que o câncer de tireoide ultrapasse a incidência do câncer de mama”, informa a especialista. “Por isso a prevenção, com consultas médicas regulares e exames adequados, ainda é o melhor caminho”, completa.

Localizada na parte anterior do pescoço, com formato semelhante ao de uma borboleta, a tireoide é responsável por regular a função de importantes órgãos como coração, cérebro, fígado e rins, por meio da produção de hormônios. “Quando se fala em tireoide, as pessoas pensam apenas no excesso de peso ou em queda de cabelo. Poucos têm conhecimento da função direta dos órgãos”, explica a Dra. Carolina Ferraz, endocrinologista do Centro de Nódulos em Tireoide, do Hospital Samaritano de São Paulo.

Diante da gravidade deste problema, o Hospital Samaritano de São Paulo inaugura este mês o primeiro Centro de Nódulos de Tireoide no país, com atendimento especializado – endocrinologista e cirurgião de cabeça e pescoço, além de toda infraestrutura necessária para exames laboratoriais e de imagens e tratamentos cirúrgicos, em um mesmo local.

“Até hoje não existiu no Brasil um centro que oferecesse atendimento especializado, com profissionais capacitados a casos de nódulos e câncer de tireoide, com tratamento completo incluindo cirurgia, radioiodoterapia e exames. Se tratado precocemente, a maioria dos cânceres de tireoide geralmente são curados apenas com cirurgia”, destaca a médica.

Dieta rica ou pobre em iodo, agentes e substâncias químicas, promovem alterações no sistema endócrino. Alguns desses agentes são bem comuns a nossa rotina, como aparelhos celulares, redes wifi, micro-ondas – ainda não comprovados, pesticidas, herbicidas, além de embalagens de plástico e revestimentos de enlatados.

A especialista reforça que sinais como o aparecimento de nódulo no pescoço, alteração do tom de voz, dificuldade de engolir alimentos, falta de ar ou histórico de câncer na família podem ser indícios da manifestação da doença.

Hospital Samaritano de São Paulo

Um dos principais centros de excelência em saúde do País, o Hospital Samaritano de São Paulo completou 121 anos de atividades em 2015. Fundado em 25 de janeiro de 1894, nasceu como primeiro hospital privado da capital paulista e hoje é uma das poucas instituições de saúde que permanece em atividade, em duas passagens de séculos, com recursos do próprio negócio.

É um hospital especializado em Cardiologia, Gastroenterologia, Neurologia, Ortopedia, Oncologia, Trauma, Transplante, Urologia e Ginecologia, Obstetrícia e Perinatologia, com atendimento completo e integrado aos pacientes, com acompanhamento em todas as etapas do tratamento. Além disso, oferece Serviço de Emergência Especializada 24 horas em Ortopedia, Cardiologia, Neurologia e Trauma.

O Complexo Hospitalar do Hospital Samaritano conta com 19 andares, 310 leitos de internação e Unidade de Terapia Intensiva, além de um Centro Cirúrgico com 16 salas para a realização de procedimentos de alta complexidade. Desde 2004, é certificado pela Joint Commission International (JCI), um dos mais importantes órgãos certificadores de padrões de qualidade hospitalar no mundo.

Fonte: Hospital Samaritano de São Paulo – 01.04.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: