Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Campanha contra automedicação e descarte indevido de medicamentos começa nesta quinta-feira na Grande Vitória

O Instituto de Saúde e Cidadania e o Vitória Apart Hospital iniciam nesta quinta-feira, dia 14 de agosto, às 14 horas, a Campanha Contra Automedicação, Descarte e Logística Reversa de Medicamentos para alertar a população capixaba sobre os riscos dessas práticas para as pessoas e o meio ambiente. O lançamento acontece durante encontro com todas as entidades parceiras, no Vitória Apart Hospital.

Integram a rede de parceiros da campanha, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável em Medicamentos, Farmácias, Laboratórios e Descartes (Inbramed), o Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES), o Conselho Regional de Farmácia do Espírito Santo (CRF-ES), o Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) e o Sindicato dos Farmacêuticos do Espírito Santo. Também são parceiras, a Ufes, Emescam, Salesiana, UVV, Multivix, Comissão de Direito Médico e de Saúde da OAB-ES, IEMA, Seama e Vigilância Sanitária.

A primeira fase da Campanha será o Alerta ao meu Quarteirão, que irá até o dia 29 de agosto, com palestras e atividades de conscientização realizadas pelos parceiros junto aos seus colaboradores e no entorno de suas localidades.

Já a segunda fase da campanha envolve o Dia da Atenção Máxima, no 3 de setembro, com panfletagens em seis pontos estratégicos da Grande Vitória. Médicos, enfermeiros, estudantes e parceiros da campanha distribuirão material de conscientização contra a automedicação e o descarte indevido de medicamentos em tendas montadas na Praça Costa Pereira e em frente à Assembleia Legislativa, em Vitória; na Pracinha dos Correios de Laranjeiras, na Serra; na Pracinha de Campo Grande, em Cariacica; e na Praça da Prefeitura de Vila Velha. Durante todas as etapas, os parceiros também disponibilizarão em seus espaços pontos de coleta de medicamentos.

A programação será encerrada no dia 17 de setembro, às 14 horas, no auditório da Rede Gazeta, em Vitória, com o Seminário Sobre Saúde, Medicamentos e Logística Reversa. Além da participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para abordar o assunto, o Seminário também apresentará o resultado da campanha.

Segundo o presidente do Instituto de Saúde e Cidadania Vitória Apart, Claudio Pinheiro, a preocupação com a contaminação do meio ambiente resultada pelo descarte inadequado de medicamentos é uma responsabilidade social de todos. “Pensamos em uma logística reversa de medicamentos para descarte desse material, essa é uma responsabilidade compartilhada. Esse material precisa ter destinação correta, evitando a contaminação do meio ambiente. Nesta conscientização, precisamos fazer as pessoas entenderem o uso racional de medicamentos”, alerta.

Para o presidente do Conselho de Administração do Vitória Apart Hospital, Marcus Vinicius Tanure, a automedicação é uma prática comum no dia a dia, mas deve ser evitada. “Durante a campanha, vamos mostrar que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose e a utilização sem prescrição. É de extrema importância que a população entenda os riscos desta prática. É necessária uma avaliação médica para a constatação do problema e prescrição e dosagem de medicamentos específicos”, ressalta.

Fonte: Vitória Apart Hospital – 14.08.2014

Compartilhe

Você também pode gostar: