Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Beneficência Portuguesa recebe o Programa Música nos Hospitais

Iniciativa da Associação Paulista de Medicina promove concerto gratuito de conjunto de câmara em 4 de maio, às 12h30

O Hospital Beneficência Portuguesa recebe, em 4 de maio, às 12h30, o programa Música nos Hospitais, com apresentação da Orquestra do Limiar, conduzida pelo maestro Samir Rahme e formada por 15 instrumentistas. A iniciativa sociocultural da Associação Paulista de Medicina e do Grupo Sanofi é realizada por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e contribui para tornar o ambiente hospitalar mais alegre e acolhedor.

A temporada 2015/2016 tem se pautado pela temática “Saúde Mental: a Influência da Música no Equilíbrio das Emoções”. Na ocasião, o repertório da Orquestra do Limiar incluirá a execução de uma obra inédita de Beetholven Cunha, “Carta Goianense nº 2”, além de clássicos de Vivaldi e Mozart, canções consagradas dos Beatles e tangos de AstorPiazzola.

A programação, que é itinerante e gratuita, percorrerá diversas unidades de atendimento da rede pública dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, levando os benefícios da música aos pacientes, funcionários e frequentadores. Após o término de cada apresentação no salão principal, os músicos se dividem em três ou quatro grupos e se deslocam para corredores para levar alegria, por meio da música, aos pacientes internados.

Desde 2004, mais de 50 mil pessoas aplaudiram os concertos realizados em 63 hospitais da capital paulista, interior e de outras regiões do Brasil.

Orquestra do Limiar

Regência: Samir WadyRahme
Spalla: Marcos Scheffel
Violino I: Kleberson Buzo, Anderson Cardoso, Luiz Gustavo Nascimento e Karina Petry
Violino II: Wassi Carneiro, Gabriela Fogo, Luiz Carlos Barrionuevo e Jair Guarnieri
Viola: Everton Souza e Guilherme Bomfim
Violoncelo: Leandro Tenorio e Deni Feijó
Contrabaixo: Thiago Hessel
Regência: Samir WadyRahme

Algumas músicas do programa

A. Vivaldi (1648-1741)
Presto do Verão das 4 Estações / Solista: Gabriela Fogo

W.A. Mozart (1756-1791)
Sinfonia nº 25- Allegro com Brio

J.Brahms (1833-1897)
Dança Hungara nº 5

AstorPiazzola (1921-1992)
Libertango

Edmundo Villani-Cortês (1930)
Os Escravos de Jó

Beetholven Cunha (1978)
Carta Goianense nº 2

Sobre a Associação Paulista de Medicina

Fundada em 1930, a APM é uma entidade representativa dos médicos do Estado de São Paulo. Sem fins lucrativos, de utilidade pública e com cerca de 30 mil associados, tem o objetivo de identificar e enfrentar os grandes desafios da medicina na atualidade. Além do Música nos Hospitais, a APM apoia diversos programas culturais abertos ao público e gratuitos. São exposições de arte, palestra sobre história da arte, programas musicais que vão do erudito ao jazz, cinema com debates e para a terceira idade. Realizou as exposições itinerantes “Além da Pele, A Beleza da Alma e da Família” e “Hiroshima e Nagasaki: Um Agosto para Nunca Esquecer!”.Oferece, ainda, encontros de lazer e cultura, escola de artes, biblioteca, pinacoteca e Museu de História da Medicina.

Sobre a Sanofi

Presente no Brasil há mais de 50 anos, a subsidiária é uma das maiores filiais do Grupo Sanofi e uma das mais importantes operações nos chamados mercados emergentes. A Sanofi Brasil mantém uma ampla agenda de programas sociais e institucionais, com investimentos anuais da ordem de R$ 8 milhões, apoiando cerca de 20 programas de longo prazo. Essas iniciativas têm foco na prevenção, educação e humanização dos tratamentos. Para saber mais, visite www.rsc.sanofi.com.br

Sobre Beneficência Portuguesa de São Paulo

Fundada em 1859, a Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.beneficencia.org.br) é a maior instituição hospitalar privada da América Latina, contando com aproximadamente 7.500 colaboradores e 3.000 médicos, e com uma gestão baseada na qualidade assistencial, humanização, ensino e pesquisa, além de um corpo clínico formado por renomados especialistas. A instituição é referência no atendimento médico hospitalar em mais de 50 especialidades, como cardiologia, oncologia, neurologia, gastroenterologia, ortopedia, urologia, entre outras. Atualmente, a Beneficência Portuguesa conta com três hospitais que somam mais de 1.200 mil leitos de internação. O Hospital São Joaquim, primeiro pilar da Instituição, realiza atendimento ao Pronto Socorro, UTIs, Internações e Cirurgias. Em 2007, foi inaugurado o Hospital São José, que se destaca pelo atendimento oncológico com padrões internacionais, entre outras especialidades. Em 2012, o Hospital Santo Antônio foi criado com o objetivo de oferecer atendimento a pacientes usuários do Sistema Único de Saúde, reforçando a responsabilidade social e carácter beneficente da Associação. Já em 2013, a Instituição criou o Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes para ser um dos maiores e mais completos núcleos de tratamento de câncer no país.

SERVIÇO

Música nos Hospitais – Orquestra do Limiar
Data: 4 de maio de 2016 (quarta-feira)
Horário: 12h30
Local: Hospital Beneficência Portuguesa
Endereço: Rua Maestro Cardim, 769 – Paraíso – São Paulo
Recepção Geral – Bloco 1
Ingresso: gratuito

Fonte: Hospital Beneficência Portuguesa – 28.04.2016

Compartilhe

Você também pode gostar: